Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
A Comissão Europeia anunciou uma proposta para conceder um período adicional de 12 meses para a implementação da Lei Antidesmatamento, que visa combater o comércio de produtos associados ao desmatamento ilegal em todo o mundo. A medida também busca garantir mais tempo para que empresas e governos possam se adaptar às novas exigências, além de ampliar a orientação para as partes interessadas, especialmente nos setores de agricultura, madeira e carne bovina.
O Informe de Política Comercial Nº 36/2024, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), detalha as implicações dessa prorrogação e destaca os desafios que tanto empresas brasileiras quanto europeias enfrentarão na adaptação às novas regras. Entre as preocupações estão as certificações exigidas para garantir que os produtos exportados ao bloco europeu não estejam vinculados ao desmatamento, com um foco especial em cadeias produtivas da Amazônia.
Com a extensão, a Comissão Europeia espera facilitar a transição para um modelo de negócios mais sustentável, ao mesmo tempo em que promove a proteção ambiental em escala global. A proposta de prorrogação oferece mais tempo para alinhamento das cadeias produtivas, fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade e garantindo a transparência no comércio internacional.
Para ler o documento completo, acesse aqui.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!