Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
A Fiep promoveu na terça-feira (11/11) a 8ª reunião do Colégio de Coordenadores dos Conselhos Temáticos, Setoriais e Regionais. Conduzida pelo presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, o encontro teve a participação de coordenadores e vice-coordenadores dos Conselhos, além de diretores da Federação.
A reunião foi aberta com a apresentação do Plano de Internacionalização, que contará com a parceria do ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Marcos Troyjo. Ele contextualizou a crescente demanda de produção industrial de mais países após a descentralização recente da China nessa área, e destacou as oportunidades de inserção do setor industrial paranaense em mercados globais. O plano prevê acesso a mercados internacionais, com estratégias voltadas para a atração de investimentos por meio do programa Paraná 4 Business. Além disso, inclui projetos e cooperação técnica para fomentar o desenvolvimento de inovações e parcerias estratégicas, além de uma robusta agenda de capacitação voltada para a qualificação das indústrias locais. Troyjo também enfatizou a importância de acompanhar as tendências globais para manter a competitividade e a relevância do setor no cenário internacional.
Na sequência, foi apresentado o resumo da atuação dos Conselhos Temáticos, Setoriais e Regionais da Fiep e das reuniões mensais e dos grupos de trabalho, até o momento, foi executado 25% do plano de ação. Este mês, aconteceram oficinas sobre o tema de empregabilidade e produtividade nas regionais Centro, Centro Sul e Campos Gerais e ainda serão aplicadas nas demais regiões do estado. Ao todo, durante o ano, os conselhos obtiveram mais de 2500 participações nos eventos abertos ao público. Um destaque foi o desenvolvimento de uma plataforma para inscrições e credenciamento, lançada no EPMAIS, em outubro, que a partir de agora será a solução para os próximos.
Energia como vetor de desenvolvimento
O superintendente geral de Energia da Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná, Cassio Santana, apresentou os avanços em políticas energéticas e as ações planejadas para garantir segurança e eficiência energética, fator crucial para o crescimento sustentável da indústria paranaense. Esta foi a primeira agenda oficial da Superintendência, lançada nesta semana, que tem o objetivo de assegurar um futuro energético seguro, sustentável e acessível para o estado, incentivando o uso eficiente da energia, o desenvolvimento de fontes renováveis e tecnologias de baixo carbono, além de estimular a inovação e investimentos que fortaleçam a transição energética e a competitividade da indústria local. Santana também mencionou o estudo do Mapa Energético do Paraná, uma parceria Fiep, Copel e agora também com a Superintendência de Energia da Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná, para compreender onde ela é necessária e ode pode ser remanejada. O estudo também prevê mapear onde haverá investimentos que necessitarão de fontes de energia.
Fortalecimento político e legislações para a indústria
A Rede Política da Indústria do Paraná foi tema abordado por Miguel Tranin, coordenador do Conselho de Assuntos Legislativos. Tranin detalhou as recentes articulações políticas e legislativas que buscam defender os interesses do setor industrial, garantindo que as demandas da indústria sejam contempladas nas esferas estadual e nacional.
Também foi apresentado o resumo do Curso de Formação Política para Multiplicadores, realizado em Foz do Iguaçu, em outubro, que teve 40 pessoas, entre diretores da Fiep e representantes dos Conselhos.
Jornada da Produtividade 2024 e metas para 2025
Encerrando a reunião, Lucio Kamiji, coordenador do Conselho de Tecnologia e Inovação, e Fabiane Franciscone, diretora regional do Senai-PR, apresentaram os resultados da Jornada da Produtividade 2024. Eles destacaram as conquistas em inovação e automação que trouxeram ganhos expressivos de eficiência. Kamiji e Franciscone também delinearam as metas ambiciosas para 2025, que incluem o aumento da capacitação técnica e a ampliação de parcerias estratégicas para promover a excelência produtiva no estado.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!