Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
Na última reunião de 2024 do Conselho Temático de Micro, Pequena e Média Indústria, realizada nesta quarta-feira (11), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) formalizou três importantes termos de parceria com o BRDE, Fomento Paraná e Garanticoop. O evento marcou um avanço no apoio ao crédito e à competitividade das indústrias paranaenses, especialmente no contexto da Jornada da Produtividade, do Senai Paraná.
O programa tem como finalidade aumentar a produtividade e a competitividade das indústrias paranaenses em todos os segmentos, além de promover a digitalização dos processos produtivos por meio de uma jornada de longo prazo, composta por etapas de consultorias, formação e outros programas específicos.
Na reunião do conselho foram abordados os resultados alcançados pela Jornada da Produtividade este ano e apresentadas as novas etapas previstas para 2025. Entre as ações destacadas estiveram o lançamento de uma chamada de credenciamento de fornecedores tecnológicos e a oficialização das parcerias que garantirão suporte financeiro e operacional às empresas participantes.
Os acordos visam ampliar o acesso ao crédito com condições especiais e fortalecer a competitividade industrial. A assinatura dos termos foi realizada pelo presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, e representantes das instituições financeiras.
“Nosso projeto da Jornada da Produtividade faz todo sentido em um Brasil que enfrenta desafios para compreender a importância de aumentar a produtividade, especialmente em um cenário de escassez de mão de obra”, disse o presidente. “Desenvolvemos esse projeto com muito cuidado, buscando promover ganhos de produtividade sem pressionar o mercado, gerando uma demanda sustentável que contribua para o crescimento do país”, completou.
Para o presidente é essencial que os empresários percebam que investir em produtividade, automatizar processos e reduzir a dependência de fatores externos, como a disponibilidade de mão de obra, pode torná-los mais competitivos. “Quando falamos em produtividade, estamos incluindo acesso ao crédito e sensibilização para essa questão. Nesse sentido, a Fiep está fazendo a sua parte e apoiando o desenvolvimento da indústria”, concluiu.
O BRDE comprometeu-se a oferecer financiamentos diferenciados para projetos de inovação e digitalização, enquanto o Fomento Paraná apresentou linhas de crédito específicas para o setor. Já a Garanticoop, por meio de cartas de garantia, assumiu o papel de facilitar o acesso ao crédito, reduzindo riscos para os agentes financeiros.
Evaldo Kosters, coordenador do Conselho Temático, ressaltou a relevância das parcerias para o fortalecimento das micro, pequenas e médias empresas do Paraná. “Temos um momento desafiador pela frente e o acesso ao crédito é uma etapa importante para que todas as indústrias possam melhorar seus processos produtivos e ter ganhos de performance e competitividade. Por isso firmar parcerias com instituições financeiras reconhecidas pelo mercado é muito importante para os empresários, sobretudo para os micro e pequenos”, disse.
“O Paraná oferece um ambiente favorável para o empreendedorismo. Ampliar o suporte e as ações do Conselho para facilitar o acesso ao crédito é uma estratégia essencial, e a Federação tem desempenhado um papel fundamental nesse fortalecimento”, destacou o vice-coordenador do Conselho Temático de Micro, Pequena e Média Empresa, Abílio Santana.
Com essas iniciativas, a Fiep reforça sua missão de promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade industrial, atendendo às demandas do setor produtivo com soluções estratégicas e inovadoras.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!