Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
O Conselho da Indústria da
Construção, formado por representantes da Fiep, Sinduscon e especialistas do setor e coordenado pelo industrial
Ricardo Lora, esteve reunido na última segunda-feira (10), no Campus da Fiep (Espaço Araucária) para
tratar de assunto de interesse do setor.
Logo no início, a coordenadora de PDI do Observatório Sistema Fiep, Laila Del Seleme Wildauer, apresentou a atualização da Rota Estratégica do Setor da Construção, destacando desafios e perspectivas para 2040. O documento, elaborado com base em consultas web, entrevistas com especialistas e painéis regionais, aponta como fatores críticos de sucesso a qualificação da mão de obra, sustentabilidade, tecnologia e inovação, mercado e legislação. A validação da Rota está prevista para 31 de março, com lançamento nas Regionais da Fiep.
Na sequência, o gerente executivo da área Jurídica, Riscos e Compliance, Marco Antonio Guimarães, abordou as mudanças no Decreto Estadual de Licitação, destacando propostas de reajuste e a insegurança jurídica decorrente da obrigatoriedade de solicitação formal do reajuste pelos contratados. O tema preocupa o setor devido ao impacto no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.
O evento teve também a participação de Ana Laura Silva, Gerente de Marketing e Comunicação da Fiep, que apresentou uma campanha de valorização da indústria da construção, inspirada em um modelo do setor de panificação. A ação visa aumentar a credibilidade do setor e engajar trabalhadores e empresas.
O consultor tributário da Fiep, Alexandre Tortato, também participou da reunião, tratando dos avanços da Reforma Tributária, destacando especialmente a Emenda Constitucional 132/2024 e a Lei Complementar 214/2025, que reduzem em 30% a alíquota sobre serviços de engenharia e urbanismo.
O encontro seguiu com o vice-presidente da Área Técnica de Materiais do Sinduscon/PR, Thiago Pissetti, que discutiu o impacto dos vícios construtivos e a insegurança jurídica no setor. Ele destacou a necessidade de aprovação do Projeto de Lei 4749/2009, que diferencia tipos de patologias construtivas e garante maior segurança jurídica. Também foi proposta uma campanha educativa voltada para engenheiros, peritos, advogados e consumidores, com apoio financeiro a ser analisado pela Fiep.
O evento foi concluído com a participação da gerente dos Conselhos Temáticos e Setoriais da Fiep, Ariane Hinça, que anunciou a continuidade das tratativas para visita ao IST Ponta Grossa e a organização de uma reunião com o presidente do IAT para discutir questões ambientais no setor.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!