Conselhos Temáticos e Setoriais

24 de março de 2025

Fiep participa de audiência pública sobre primeiro ano dos novos pedágios do Paraná

Compartilhe:

O vice-presidente José Alberto Pereira Ribeiro, que coordena o Conselho Temático de Infraestrutura da entidade, representou a Fiep, nesta segunda-feira (24), em uma audiência pública na Assembleia Legislativa sobre o primeiro ano dos novos contratos de concessão de rodovias do Paraná. Promovida pela Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura da Assembleia, coordenada pelo deputado estadual Fabio Oliveira, o evento reuniu autoridades, representantes das concessionárias, órgãos fiscalizadores e a sociedade civil organizada para debater o tema “Primeiro Ano dos Pedágios: Resultados, Desdobramentos e Perspectivas”.

Em sua fala durante a audiência, Ribeiro pontuou que o setor produtivo paranaense, por meio de suas entidades representativas, participou da elaboração da modelagem dos novos contratos, o que permitiu um planejamento aprofundado sobre as melhorias necessárias em todas estradas concedidas. “O envolvimento da iniciativa privada na modelagem trouxe resultados visíveis”, disse o vice-presidente. “O modelo que desenvolvemos no Paraná se tornou referência nacional e o governo federal está utilizando essa abordagem em leilões por todo o Brasil”, completou.

Para a Fiep, é importante que as obras previstas nos contratos sejam efetivamente executadas. “Estou confiante no que vejo aqui hoje. A demonstração de comprometimento das empresas envolvidas é evidente. O fato de termos datas específicas para a conclusão dos serviços é uma grande conquista e reflete a seriedade com que essas empresas se organizaram”, afirmou.

Participações
Além da Fiep, foram convidadas para a audiência pública representantes de outras entidades do setor produtivo, como Fetranspar, Ocepar, ACP, Faciap, Faep e Fecomércio, além de entidades de classe, como o CREA-PR e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Já as concessionárias EPR Litoral Pioneiro, Via Araucária e CCR – que irá assumir o lote 6 – apresentaram relatórios de atividades e planos futuros. A audiência teve, ainda, a presença de órgãos federais e estaduais, como ANTT, DER e Secretaria de Infraestrutura e Logística, além do Grupo BR-277.

A Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura tem acompanhado de perto o novo modelo de concessão, promovendo reuniões periódicas com entidades de classe e integrantes do G7, grupo que reúne as principais federações empresariais do estado. “O nosso trabalho, como Legislativo, é fiscalizar para impedir que obras fiquem inacabadas como foram no passado”, pontuou o deputado Fabio Oliveira. “É fundamental falar sobre o tema pedágio e dar continuidade ao trabalho realizado pela frente parlamentar na Assembleia sempre em conjunto com o setor produtivo, órgãos de fiscalização e sociedade civil”, acrescentou.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE
Faça parte da Comunidade do WhatsApp da Fiep! Entre direto com o link: https://t2m.io/ComunidadeFiep.

Quando estiver na comunidade, busque os grupos de seu interesse para receber todas as notícias relevantes sobre a indústria do Paraná.

Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que a Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.