Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, recebeu nesta quarta-feira (26),
no Campus da Indústria, em Curitiba, secretários de Estado e representantes de diversos órgãos
da administração estadual. Na reunião, foram detalhados projetos e ações que o Sistema
Fiep já desenvolve em parceria com o governo, especialmente em áreas como qualificação profissional,
empregabilidade, inovação, energia e infraestrutura. Também foram debatidas possibilidades de novas colaborações
com foco no desenvolvimento da indústria e da economia paranaenses.
Participaram do encontro o novo secretário do Planejamento, Ulisses Maia; o secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani; o secretário interino da Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi; e Guto Silva, que deixou a pasta do Planejamento e está assumindo a Secretaria das Cidades. Também estiveram presentes o superintendente-geral de Gestão Energética, Cássio Santana da Silva; o superintendente do Paranaeducação, Carlos Roberto Tamura; a diretora-geral da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, Luiza Simonelli; e o assessor econômico da Secretaria da Fazenda, Juliano Farias dos Santos.
“Essa reunião é fundamental para a gente fazer uma conexão de todas as ações que a Federação das Indústrias do Paraná tem com o governo do Estado”, explicou Vasconcelos. “A partir de agora essas ações estarão conectadas e vamos achar formas para que possam ser potencializadas, fazendo um grande projeto dentro do nosso propósito, que é criar uma política industrial consistente que transforme o nosso estado no melhor lugar para a indústria no Brasil”, completou.
“Nós estamos vivendo um momento importante de reflexões sobre a economia e o Paraná está atento, juntamente com a Fiep, para a gente poder ter, com muita sinergia e diálogo, uma agenda propositiva para minimizar possíveis efeitos e permitir que a nossa indústria e continue competitiva”, disse Guto Silva. “Queremos identificar ações práticas e rápidas para a gente poder dar condições da nossa indústria competir, continuar gerando emprego, gerando oportunidade, por isso é importante esse alinhamento de expectativas, esse alinhamento de ações com a Federação das Indústrias”, acrescentou.
Ações em parceria
Entre as ações apresentadas e debatidas durante a reunião,
um dos destaques foi o programa Qualifica Paraná, que oferta cursos de qualificação profissional por
meio das unidades móveis do Senai. Em parceria com a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, no
ano passado a iniciativa já capacitou mais de 8 mil pessoas. Em 2025, estão previstas 622 turmas, em 311 municípios,
com a oferta de mais de 11 mil vagas em cursos ligados a 13 setores industriais.
Já em parceria com a Secretaria da Educação (Seed), são ofertados cursos técnicos do Senai no contraturno escolar para alunos do Ensino Médio da rede estadual. Para este ano, está prevista a realização de 7,6 mil matrículas em todo o estado. Ainda nesse programa, a Seed também firmou uma cooperação com o IEL, que vai atuar para incentivar a inserção dos alunos no mercado de trabalho, com foco na indústria, após a conclusão das capacitações.
Também em parceria com a Seed, o Sesi iniciou nesta semana o projeto Contraturno Escolar Mentes Criativas. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a aprendizagem e promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais de escolas públicas do Estado. No total, até três mil estudantes serão atendidos em municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), proporcionando novas oportunidades educacionais e ampliando seu potencial de desenvolvimento, por meio de uma trilha de aprendizagem inovadora.
Outra ação do Sesi Paraná que pode ser potencializado em colaboração com o governo do Estado é o Indústria Acolhedora. Lançado em 2024, o programa atua para auxiliar na inserção de pessoas migrantes nas empresas. Até hoje, o projeto já impactou 113 indústrias, tendo treinado 263 colaboradores dessas empresas para a integração dos migrantes.
Já na área de tecnologia e inovação, o Senai Paraná mantém uma parceria com o governo no programa Jornada da Produtividade, que presta consultorias a micro, pequenas e médias para que aprimorem seus processos produtivos e se tornem mais competitivas. Em 2024, foram atendidas 493 empresas, que alcançaram um aumento médio de 65,5% em sua produtividade com a implantação das medidas sugeridas. Para 2025, a meta é atender mais 680 indústrias. Por meio de uma parceria com a Fundação Araucária, são ofertadas 106 bolsas para profissionais que atuam em projetos de eficiência produtiva e de implementação tecnológica dentro da Jornada.
O Senai também tem uma parceria com a Fundação Araucária e com o Tecpar no projeto HUB X. Nele, R$ 15 milhões serão destinados, em 5 anos, para o desenvolvimento de projetos com uso de inteligência artificial para o setor produtivo paranaense.
Apoio ao desenvolvimento
Para o secretário Ulisses Maia, os projetos e ferramentas apresentados pelo
Sistema Fiep são importantes para impulsionar o trabalho do governo do Estado em prol do desenvolvimento. “Recebemos
contribuições extremamente importantes para que a indústria do Paraná continue sendo uma referência”,
disse. “Queremos que o Paraná seja uma referência, um estado acolhedor para a indústria. Isso é
geração de emprego, isso é renda que aumenta para a população, e o governo do Estado só
tem a ganhar com isso”, completou.
Alex Canziani também destacou que a colaboração entre Sistema Fiep e governo é um importante instrumento para apoiar o crescimento do estado. “Essa é uma parceria de sucesso, que nós queremos estreitar cada vez mais, aumentando as ações da indústria e do governo para gerar um desenvolvimento cada vez maior para o Paraná”, afirmou o secretário da Inovação.
FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE
Faça parte da Comunidade do WhatsApp da Fiep! Entre
direto com o link: https://t2m.io/ComunidadeFiep.
Quando estiver na comunidade, busque os grupos de seu interesse para receber todas as notícias relevantes sobre a indústria do Paraná.
Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que a Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!