Comunicação Fiep e Institucional

19 de setembro de 2024

Fiep lamenta aumento da taxa Selic

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) lamenta a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de aumentar em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros e indicar um novo ciclo de ajustes. Para a Fiep, essa medida impacta diretamente no juro real, encarecendo o custo do capital e dificultando ainda mais o acesso ao crédito no país, ferramenta essencial para impulsionar investimentos do setor industrial, tanto no que se refere a novos empreendimentos quanto em atualização tecnológica.

Além disso, a Fiep defende um debate técnico com o objetivo de se encontrarem soluções efetivas para que o país tenha uma taxa básica de juros que não sufoque, mas incentive o setor produtivo. No entendimento da Federação, eventuais pressões inflacionárias devem ser compensadas, principalmente, por um maior controle dos gastos públicos e por uma política fiscal eficiente, que aponte para uma redução da dívida pública em longo prazo.

Para a Fiep, é necessário que o governo federal faça a sua lição de casa, por meio do ajuste fiscal e de uma Reforma Administrativa que reduza o custo do Estado, para que o país possa acompanhar os movimentos que têm sido observados internacionalmente, com reduções das taxas de juros nas principais economias do planeta.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE
Faça parte da Comunidade do WhatsApp da Fiep! Entre direto com o link: https://t2m.io/ComunidadeFiep.

Quando estiver na comunidade, busque os grupos de seu interesse para receber todas as notícias relevantes sobre a indústria do Paraná.

Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que a Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.