Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
Nesta terça-feira (19), o Senai Paraná lançou, no Campus da Indústria, em Curitiba, a nova etapa da Jornada da Produtividade. O projeto está inserido no Programa Jornada de CT&I do Setor Industrial Paranaense por uma parceria estratégica envolvendo o Governo do Paraná, as secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), além da Fundação Araucária. A iniciativa busca fortalecer as conexões entre universidades, empresas e o governo para elevar a competitividade e a produtividade da indústria paranaense.
O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, participou do lançamento e destacou a relevância da parceria. "Este alinhamento é fundamental para o avanço da inovação no Paraná e de iniciativas que gerem resultados concretos e impactem positivamente o setor industrial”, disse. O Senai, por exemplo, passou por uma transição significativa nos últimos anos, deixando de focar apenas na base educacional para investir em tecnologia e inovação. Foram mais de 12 anos de investimentos em ativos tecnológicos que agora nos colocam em posição de responder às demandas da indústria e da sociedade.
Segundo ele, a aproximação entre empresários e o mercado acadêmico é essencial, mas ainda há desafios. “Muitos empresários têm dificuldade em entender e confiar em programas de inovação, especialmente porque os resultados não são imediatos. No entanto, iniciativas como essa mostram que estamos no caminho certo, com ações que conectam governo, empresas e academia, promovendo produtividade e eficiência de forma gradual e sustentável. Essa responsabilidade é compartilhada, e o sucesso depende de projetos bem estruturados que demonstrem resultados efetivos.", ressaltou.
Com foco em áreas estratégicas como agricultura, biotecnologia, energias inteligentes, cidades inteligentes e educação, o projeto prevê o desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas para atender às demandas do setor industrial. Durante o lançamento, foi apresentada uma Chamada Pública que disponibilizará 106 bolsas de produtividade e implementação tecnológica, voltadas para especialistas em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Os bolsistas selecionados receberão apoio técnico do Senai Paraná, com acesso a mentoria, treinamentos e gestão especializada. Segundo o presidente, “o programa oferece uma oportunidade única para aproximar profissionais altamente qualificados das indústrias, promovendo soluções práticas e inovadoras que fortalecem o desenvolvimento econômico e social do estado”.
A Jornada da Produtividade reflete a aposta do Paraná na transformação digital e no desenvolvimento sustentável, criando um ambiente propício à implementação de novas tecnologias e à qualificação de profissionais. Esse movimento, além de beneficiar a economia local, coloca o estado como referência em inovação no cenário nacional.
O evento no Campus da Indústria contou com a presença dos secretários da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; e da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani; além do presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!