Comunicação Fiep e Institucional

19 de setembro de 2024

Convênio vai incentivar que cooperativas utilizem serviços da Camfiep

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) assinou, nesta quinta-feira (19), um termo de cooperação com a Federação e Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema Ocepar) que permitirá às cooperativas do estado utilizarem a estrutura da Câmara de Mediação e Arbitragem da Fiep (Camfiep). Criada em 2005, a Camfiep é um serviço que tem como objetivo a administração da solução de litígios empresariais, sendo uma alternativa a disputas judiciais.

O acordo firmado entre as entidades destaca que a mediação e a arbitragem possibilitam maior eficiência e redução de custos na resolução de conflitos empresariais, sendo um fator de melhoria do ambiente de negócios. A parceria tem a intenção de fomentar e incentivar a utilização desses instrumentos e de promover os métodos extrajudiciais de conflitos no setor cooperativo do Paraná.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, explicou que a entidade vinha estudando a possibilidade de criar uma câmara própria de mediação e arbitragem para atender as demandas das cooperativas. Porém, analisando a estrutura e a atuação da Camfiep, ficou evidente que a câmara da Federação das Indústrias atenderia às necessidades dessas organizações. “Conhecemos algumas câmaras já existentes e a estrutura da Camfiep era a que mais nos atendia”, afirmou. “É mais um trabalho que podemos fazer em conjunto e, por isso, agradeço a sintonia com o Sistema Fiep”, completou.

Para o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, o convênio com o Sistema Ocepar vai ajudar a impulsionar a atuação da Camfiep. “Nós, empresários industriais, temos que conviver com certa morosidade do Judiciário, então a mediação e arbitragem podem ser alternativas interessantes. Acredito que essa cooperação vai ajudar a ampliar a estrutura e melhorar o atendimento da Camfiep em todo o estado, principalmente no interior”, disse.

Sintonia entre as entidades
O termo de cooperação foi assinado durante a reunião de diretoria do Sistema Ocepar, realizada em Curitiba. Na ocasião, o presidente da entidade que representa as cooperativas fez questão de ressaltar a grande sintonia que existe com o Sistema Fiep na busca por soluções para desafios que comprometem a competitividade da economia paranaense. “Temos uma sintonia total com a Fiep atualmente em assuntos essenciais para o setor produtivo do Paraná, como na área de infraestrutura. Temos atuado de uma forma muito pragmática, principalmente nesse tema, que é de total interesse também das cooperativas”, afirmou.

Vasconcelos também destacou as ações em parceria, enaltecendo ainda o papel das cooperativas na evolução do setor industrial paranaense. “Ocepar e Fiep estão totalmente alinhadas. Boa parte do crescimento da indústria do Paraná vem do setor de alimentos, e muito disso está nas cooperativas, por isso precisamos estar cada vez mais próximos”, declarou.

Sobre a Camfiep
A Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná (Camfiep) foi criada em 2005 com a missão de administrar processos arbitrais e de mediação de maneira eficiente, ética e confidencial. A Camfiep administra soluções de litígios em qualquer região do Brasil e do exterior, especialmente no Paraná, onde está presente fisicamente em todas as regiões do estado, graças à representatividade e à estrutura da Fiep.

Considerando que a arbitragem e a mediação são apontadas como ferramentas práticas, rápidas, sigilosas e, sobretudo, especializadas de resolução de conflitos empresariais e comerciais, a Camfiep está preparada para administrar quaisquer procedimentos arbitrais que sejam necessários, buscando sempre a resolução de litígios com qualidade e segurança jurídica.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE
Faça parte da Comunidade do WhatsApp da Fiep! Entre direto com o link: https://t2m.io/ComunidadeFiep.

Quando estiver na comunidade, busque os grupos de seu interesse para receber todas as notícias relevantes sobre a indústria do Paraná.

Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que a Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.