Comunicação Fiep e Institucional

14 de março de 2022

Após articulação da Fiep, indústria vislumbra novos tempos para o gás natural no Paraná

A Fiep existe em razão da indústria e é em prol de sua competitividade que pauta suas ações. Na última semana, uma das articulações lideradas pela Federação teve um resultado concreto. Após ser acionada por inúmeras indústrias que são grandes consumidoras de gás natural e sindicatos empresariais que as representam, a entidade liderou negociações com o governo do Estado e a Compagas para construir um novo modelo de fornecimento da molécula para o setor industrial paranaense.

Essa articulação ocorreu porque, atualmente, o Paraná tem uma das tarifas mais caras do país para o consumo de gás natural, um insumo essencial para indústrias de vários setores. Após meses de discussões, o governo sinalizou para uma renovação do contrato de concessão da Compagas, que vai garantir reduções nas tarifas e mais investimentos na rede de distribuição de gás.

Por sentir segurança de que o Paraná entra em novos tempos na questão do gás natural, a Incepa, referência no setor de revestimentos cerâmicos, anunciou na última sexta-feira (11) que vai investir R$ 220 milhões para instalação de uma nova supercompactadora em sua fábrica de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. O projeto da empresa – que desde setembro de 2021 faz parte do grupo mexicano Lamosa, o segundo maior do mundo em produção cerâmica – deve resultar em um aumento de 20% na capacidade produtiva da unidade, além de gerar 150 empregos diretos.

O diretor presidente da Incepa, Sergio Wuaden, reforçou que a expansão reflete a confiança que o Grupo Lamosa deposita em sua operação no Estado, bem como na perspectiva de redução das tarifas de gás natural praticadas no Paraná. “A aquisição de uma segunda supercompactadora implicará em um consumo adicional de gás natural na ordem de 15 a 20 mil m³ ao dia e, para isso, é necessário que o governo faça uma revisão de tarifas de gás, tornando-as mais competitivas”, afirmou. “Não queremos tratamento especial, mas condições para que a gente consiga competir em igualdade de condições com estados vizinhos, que têm custos menores do gás”, acrescentou.

Também presente no evento, o governador Ratinho Junior destacou o papel da Fiep e de seu presidente na articulação dos temas relacionados ao gás natural. “Essa ligação entre a indústria e o poder público e o apoio da equipe técnica da Fiep foram importantes nesse processo de repensar a questão de gás no Paraná”, disse. “Sabemos que o gás é muito importante e estamos tratando disso com muito cuidado. Temos que deixar isso tudo pronto para que as empresas entendam que o Paraná é um porto seguro para esse tipo de investimento”, completou.

Saiba mais acessando a matéria completa clicando aqui.

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.