O juiz federal Marlos Melek é o convidado do Sistema Fiep, por meio da Gerência de Relações Sindicais, para percorrer várias cidades do Paraná num circuito de debates com industriais. O tema central das palestras será “Como evitar passivos trabalhistas no momento da retomada”. O primeiro encontro ocorreu esta semana na cidade de Londrina. A próxima cidade do calendário será Francisco Beltrão, em evento que acontecerá ainda no mês de junho. Até 14 de setembro, Melek estará nas Casas da Indústria de Cascavel, Guarapuava, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Curitiba.
O encontro na Casa da Indústria de Londrina foi um sucesso de público. Marlos Melek, além de juiz federal do Trabalho, tem experiência como empresário e chegou a empregar mais de dois mil colaboradores direta e indiretamente. Em sua atual função, destacou-se como membro da Comissão de Redação Final da Reforma Trabalhista e teve papel importante na defesa do texto da lei na Câmara e no Senado.
Em sua palestra, ele falou sobre as mudanças e benefícios da Reforma Trabalhista e sobre seus trabalhos recentes, como a terceira edição do livro “Trabalhista, e agora? Onde as empresas mais erram” e “O Novo Normal nos negócios para Você”, em que aborda armadilhas após a Reforma e soluções trabalhistas para planejamento e marketing.
Em sua exposição, tratou de vários temas que geram dúvidas nos empresários, como a questão dos acordos coletivos, vantagens e benefícios, o que pode ser negociado, trabalho intermitente, terceirização, legislação, decisões recentes do Supremo, jurisdição voluntária, reconhecimento e premiação na folha de pagamento e os desafios para o futuro das relações do trabalho. “Foi um encontro muito produtivo. O fato do industrial sair da rotina desgastante do dia a dia e se dedicar para olhar sua empresa por uma outra perspectiva faz muita diferença”, comentou Melek.
Para ele, a Casa da Indústria é um lugar acolhedor, atrativo e um centro de excelência para a troca de ideias. “Foi um bate-papo importante para buscarmos juntos as melhores soluções para este momento desafiador que estamos vivendo, além de uma noite de celebração”, reforçou.
Cronograma de eventos no Paraná
Francisco Beltrão – 27/06, das 19h às 20h30min
Cascavel – 06/07 – das 19h às 20h30min
Guarapuava – 13/07 – das 19h às 20h30min
Maringá – 27/07 – das 19h às 20h30min
Curitiba – 03/08 – das 19h às 20h30min
Pato Branco – 31/08 – das 19h às 20h30min
Ponta Grossa – 14/09 – das 19h às 20h30min