clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Sistema Fiep)

Quem pagou seguro obrigatório nos primeiros meses de 2019, o DPVAT, notou uma redução de até 71%. Mas o que certamente algumas pessoas não sabem é que essa diminuição expressiva nos valores - houve casos em que chegou a cair de R$ 41,40 em 2018 para R$ 12 este ano - se deve a tecnologia de análise de grandes massas de dados, conhecida pelo nome em inglês big data.

Quando o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, anunciou a redução, no final do ano passado, explicou que ela foi possível por conta do controle de fraudes no recebimento do seguro. Esse controle foi resultado direto de um processo de fiscalização dos casos guiado por muita tecnologia. A "mágica" foi possibilitada por uma plataforma desenvolvida pela empresa catarinense Neoway, especializada em negócios orientados por dados. A seguradora Líder, que opera o DPVAT, usou essa plataforma, chamada Risk & Compliance, para cruzar dados de sinistros da seguradora com dados públicos que estão disponíveis on-line de forma desorganizada. Só em 2018, foram mais de 800 mil sinistros no sistema DPVAT.

Quem dá um exemplo do tipo de trabalho que a plataforma pode fazer é o fundador e CEO da Neoway, Jaime de Paula. "Imagine o caso de um único advogado que tinha mais de 1.900 pedidos de pagamento de seguro. Todos do mesmo Estado, especificamente em três pequenas cidades do interior. Pode ser uma grande coincidência, mas descobrimos que 500 desses processos tinham a mesma pessoa como testemunha. Óbvio que o indício de fraude é muito grande. Assim, o sistema indica exatamente onde deve ser feita a auditoria". O caso citado ocorreu no Estado do Sergipe, onde foi desbaratada uma quadrilha que fraudava o seguro.

Fraudes

O sistema capta casos como esses citados acima em questão de minutos e permite a utilização do trabalho dos auditores de forma altamente precisa. A plataforma capta, por exemplo, o nome de todas as pessoas físicas ou jurídicas que já tenham sido condenadas por fraude, acendendo o alerta para processos que envolvam essas partes. De Paula explicou que 25 mil ex-fraudadores foram descobertos pedindo sinistro de forma ilegal. "E ainda conseguimos inverter a lógica. Antes a Líder pagava e, encontrando fraude, ia cobrar reparação na Justiça. Agora, o processo de identificação é tão rápido que pode suspender o pagamento assim que for identificado um fator de risco e a auditoria comprovar a fraude", explicou.

Novidades

Anualmente a empresa Neoway realiza um evento para apresentar as plataformas que está desenvolvendo. A Risk & Compliance, que resultou na análise do DPVAT, foi lançada há apenas um ano. A Neoway realizou a terceira edição do seu evento, no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC) e apresentou a nova plataforma Neoway, que ajuda na identificação de clientes potenciais, a partir de dados dos sites dos clientes relacionados a dados públicos como cadastro de bolsa-família, dados do Programa de Alimentação do Trabalhador, dados sobre aberturas de empresas em todo o País e até dados disponíveis de processos judiciais.

Big Data dos Observatórios do Sistema Fiep

São inúmeros os dados, chamados de big data, que influenciam diretamente o dia a dia de uma empresa. Muitas vezes, o que difere uma companhia da outra é o que cada uma consegue fazer com esses dados para elaborar estratégias e atingir resultados. Aliados às tecnologias de análise, esses dados podem beneficiar o setor industrial de três formas distintas: por meio da automação inteligente de decisões, aceleração de inovações e intensificação das competências da força de trabalho. Por isso, para beneficiar as indústrias, os Observatórios do Sistema Fiep lançaram um projeto de big data chamado de Sala Prospectiva.

O cientista de dados e coordenador de Inteligência Analítica dos Observatórios do Sistema Fiep, Kleber Canuto, afirma que o cenário econômico brasileiro, a demanda por maior competitividade da indústria nacional no mercado internacional e a restrição de recursos do Estado influenciaram na criação da Sala Prospectiva. Ele explica que, na Sala, são trocadas informações sobre diversos setores, como mercado, comércio, trabalhadores, entre outros. "Fazemos um trabalho de inteligência analítica", observa.

A procura pela sala, cujo ambiente físico também é utilizado para reuniões e planejamento na Fiep, tem aumentado desde que foi criada, no ano de 2016. Inúmeras empresas nacionais e multinacionais, entidades setoriais de vários Estados da federação e secretarias de Estado já foram recebidas para apresentação do ambiente e discussão sobre cenários econômicos e de seus mercados. A grande vantagem da Sala é a flexibilidade de se plotar múltiplas informações simultâneas no VideoWall.

"Não tem como não utilizar esses recursos no cenário em que vivemos hoje. Esses dados nos induzem, como departamento de pesquisa do Sistema Indústria, a dar passos cada vez mais assertivos em termos de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento de capacidades analíticas e que estejam em consonância com as principais tendências tecnológicas mundiais", diz o cientista de dados.

Serviço:

Para saber mais entre em contato com os Observatórios (41) 3271-7500.

Com informações do site MundoBit e Sistema Fiep.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/.