clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

A prática dos Hackathons, eventos de prototipação digital, está se popularizando entre as grandes e médias empresas paranaenses, e brasileiras. Mas o que é, quando e por que fazer ou participar desse tipo de evento? O termo vem da mistura de duas palavras: "hack", que significa programar, e resolver problemas com excelência, e "marathon", de maratona. Traduzindo o conceito, um Hackathon é uma maratona de prototipação digital, que pode durar até dois dias integrais, focada no desenvolvimento de soluções que possam resolver necessidades, e promover inovações disruptivas, em uma organização.

Historicamente, esta prática nasceu nas Universidades, e ambientes de desenvolvimento dos Estados Unidos. O primeiro Hackathon aconteceu em 1999 na América do Norte, e foi realizada por desenvolvedores de OpenBSD, um sistema operacional livre da família UNIX, durante um encontro de dez profissionais para criar um novo tipo de proteção de dados, chamado de criptografia. Com o tempo esse conceito se espalhou por outros países, proporcionando até maratonas de programação simultâneas entre equipes internacionais.

Hoje os Hackathons fazem parte do cotidiano de grandes corporações inovadoras e lucrativas do mundo, como o Facebook, ou ainda o Google. No Brasil, e também no Paraná, cada vez mais empresas encontraram nessa ação uma solução para estimular a criatividade de seus colaboradores, e se conectar com talentos no mercado, obtendo soluções inovadoras para diversas necessidades do seu negócio.

"Vejo esta prática como uma forma rápida e efetiva de promover inovações, e fomentar a criatividade, nas Empresas Industriais do nosso Estado.  Atualmente, temos visto ocorrer este tipo de evento pelo menos uma vez ao mês, aqui na região de Curitiba (PR)", afirma Filipe Cassapo, Gerente de Inovação do Sistema Fiep.

Os eventos evoluíram nos últimos 20 anos. Atualmente, não são apenas realizados para a área de programação. "Conforme a prática foi se popularizando e trazendo resultados excelentes para as empresas, outras áreas foram adotando essa cultura de realizar maratonas. Este ano, por exemplo, aconteceu mais uma edição do Hackathon da OAB - PR, a Ordem dos Advogados do Paraná, voltado a tecnologias para questões legais, conhecidas como Legal-techs. Também temos recebido demandas recentes para organizar um evento desta natureza, por meio do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, no setor de logística industrial", comenta Cassapo.

Benefícios

Cada vez mais as empresas, de uma forma geral, têm se articulado com a sociedade e com os chamados "ecossistemas de inovação", os ambientes em que empreendedores, startups, investidores, designers, pesquisadores desenvolvem inovações de forma ágil. Para Cassapo, as empresas procurem hoje sistematizar suas práticas de cogeração de ideias e inovação aberta, ao se relacionarem com estes ecossistemas. "A realização de um Hackathon proporciona à uma empresa contatos diretos com o ecossistema de inovação, além de ter acesso a desenvolvimento de protótipos, e conceitos novos de negócio. Por outro lado, é uma grande oportunidade para os participantes exporem as suas capacidades, habilidades, conhecimentos, competências para a resolução de problemas", comenta.

Apoio Sistema Fiep

Há quase cinco anos o Sistema Fiep, por meio das suas atividades de Tecnologia e Inovação, vem auxiliando na organização e execução de diversos Hackathons. Dá apoio às empresas que desejam realizar este tipo de evento, por meio de metodologias para descobrir as necessidades da empresa, e mobilizar os ecossistemas de inovação, para organização e moderação do Hackathon.

"Posteriormente, a empresa continua contando com o nosso apoio. Nós ajudamos esta a se manter conectada com o ecossistema de inovação, e seus talentos, além de dar sequência ao desenvolvimento dos protótipos produzidos durante o evento. Não se trata apenas um evento: é realmente uma prática efetiva de inovação aberta", finaliza Cassapo.

Para saber mais informações sobre como realizar um Hackathon entre em contato com o Sistema Fiep, por meio do e-mail "Aceleradora Sistema Fiep": aceleradora@sistemafiep.org.br.

Com informações do Sistema Fiep.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/especial/boletins-setoriais/9/.