clique para ampliarclique para ampliarDavid Frohlich (Foto: Divulgação)
O papel da próxima geração vai permitir aos leitores obter informações relacionadas a partir de dispositivos digitais somente virando a página ou tocando a superfície de documentos, fotografias, pôsteres e livros. É o que promete uma pesquisa que tornará realidade os documentos como os retratados na saga do filme Harry Potter.

O novo papel vai interagir com TVs, tocadores de música, smartphones, tablets e computadores, indo além do uso do QR code. O professor David Frohlich, que conduz a pesquisa na Universidade de Surrey, no Reino Unido, diz que o plano é dar ao papel físico concessão total à vida digital. “Elementos do papel interativo já foram prototipados, mas esperamos que nossa pesquisa ajude a criar um mercado de massa para a nova geração do papel no século 21”, completa. Ele exemplifica dizendo que editores poderão adicionar valor a produtos impressos e serviços conectando-os a material digital, enquanto companhias da web poderão usar o papel como interface tangível.

A tecnologia permitirá a usuários criar conteúdo interativo, como álbuns associados a videoclipes e gravações de áudio que serão montados como e-books e acessados na versão impressa. Muitas outras aplicações são possíveis, como livros didáticos impressos conectados a materiais de ensino on-line, registros de pacientes ligados a resultados de testes e documentos de escritório vinculados a suas versões eletrônicas e material de referência. Será cada vez mais fácil e rápido obter informações adicionais.

Com informações da agência EurekAlert!.