clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Agência de Notícias do Paraná)

O Paraná prepara o terreno para ingressar com mais vigor na tendência global de crescimento do uso de veículos elétricos. A estratégia é diretamente alinhada a uma política de desenvolvimento sustentável. O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que o Estado passará a adotar o ritmo dos países europeus nessa matéria. "Estamos trabalhando antenados ao que o mundo vem fazendo. As soluções sustentáveis partem de carros que poluem menos", defende.

Com o intuito de incentivar a aquisição desses veículos, as metas de sustentabilidade ambiental do Acordo de Paris e a geração de novas tecnologias na área, o governador apresentou um Projeto de Lei propondo zerar a alíquota do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) e uma sugestão ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para tirar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a compra dos veículos elétricos.

O gerente dos Conselhos Temáticos e Setoriais da Fiep, João Arthur Mohr, defende que o primeiro passo é criar políticas públicas para reduzir o valor do carro elétrico. "Ele hoje é muito caro, custa quase o dobro do valor de um carro 'normal'". Ele avalia ainda que a atuação do governador, no sentido de reduzir impostos, é positiva. "O Estado do Paraná vai ser um pioneiro, em âmbito Brasil, na inserção de veículos elétricos, principalmente de transporte coletivo", prevê.

Ao mesmo tempo, a Copel (Companhia Paranaense de Energia) simula a adesão de novos consumidores e garante que consegue atender um incremento repentino de até 700% nesse mercado. A Companhia concentra recursos para se tornar protagonista dessa onda com a sua capacidade elétrica instalada.

"Estamos prontos para acompanhar essa evolução. Temos cenários hipotéticos e grande preocupação preventiva, para que energia não seja um gargalo do desenvolvimento", afirma o superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel, Julio Omori. "Se essa possibilidade despontar, estamos preparados".

A popularização dos veículos elétricos congrega justamente uma rede capaz de suprir a demanda, aumento de circulação dos veículos e políticas de incentivo que espelham as melhores iniciativas da União Europeia e barateiam os custos. "Esses carros têm energia limpa, não têm ruído e facilitam a vida urbana. É uma tecnologia adotada em muitos países e o Paraná volta a ter uma energia verde. É um ciclo para se ter uma frota mais consistente", completa o diretor de Operações do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Mauro Monteiro.

Tecpar

O Instituto de Tecnologia do Paraná estabeleceu parcerias para promover estudos sobre o uso dos veículos elétricos. "Estamos em constante desenvolvimento, trabalhando com a certificação da cadeia de eletropostos, dimensionamento dessa otimização de distribuição", comenta o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues.

Ele explicou ainda que o Tecpar fechou acordos de cooperação com o Sistema Fiep, o Senai e a Renault para explorar a cadeia produtiva de biocombustíveis e geração distribuída, além dos dados dos veículos elétricos.

O projeto Smart Energy, por exemplo, tem como missão desenvolver as competências locais em energias renováveis e sensibilizar a sociedade para o uso consciente da produção de energia limpa. "Juntando a política publica do governador com a pesquisa aplicada da Fiep, através do Senai, nós temos uma estrutura muito promissora para os veículos elétricos no estado", afirma Mohr. O projeto Smart Energy, incubado no Tecpar, tem como membros da governança representantes de secretarias estaduais, de empresas públicas, universidades estaduais e federais, Itaipu Binacional e Fiep.

Centro de Tecnologia de Veículos Híbridos e Elétricos

O primeiro Centro de Tecnologia de Veículos Híbridos e Elétricos do Brasil foi inaugurado no Paraná em outubro de 2018. O local - criado pelo Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná - conta com uma infraestrutura inédita e laboratórios exclusivos, mais de R$13 milhões foram investidos na estrutura.

De acordo o coordenador de Educação do Sistema Fiep, Otávio Derenievicki Filho, o Centro foi criado para acelerar a modernização das indústrias no País e capacitar profissionais por meio de cursos de curta, média e longa duração, além de técnicos, de graduação e pós dentro da área. "A infraestrutura completa está disponível para a formação de profissionais. Além disso, é uma oportunidade de conectar todas as frentes de atuação tecnológica e de inovação, utilizando tecnologia da informação, de energia, e automotiva, com o apoio do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica e Aceleradora Sistema Fiep", afirma. O coordenador destaca também que "a ideia é ter, além da educação, a oferta de serviços tecnológicos e de inovação e fazer a conexão com startups, processos inovadores, smart cities, smart grid, agências ou empresas que trabalham com energia renovável", afirma.

Veículos elétricos em números

O Paraná tem 275 veículos elétricos, o que representa 0,003% de uma frota de 7.237.593 carros, motocicletas, ônibus e caminhões, e ainda é dependente dos veículos movidos a combustíveis fósseis. Os dados do Detran-PR mostram que a maioria esmagadora dos veículos elétricos do Estado se concentra em Foz do Iguaçu (80) e Curitiba (73). Eles estão presentes em apenas 31 cidades, o que representa 7,7% das 399 do Estado.

Os números ainda são tímidos, mas tudo indica que a realidade está prestes a se transformar. O Paraná adota políticas de incentivo, busca a ampliação do programa Smart Energy (vinculado ao Tecpar), parcerias com o setor privado e o fortalecimento da eletrovia da Copel, que corta o Estado de leste a oeste via BR-277.

Com informações da Fiep e da Agência de Notícias do Paraná.

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