clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) calcula que cerca de 1,3 terawatts em capacidade de geração de energias limpas será instalado em todo mundo até 2023, grande parte (1 terawatts) devido à instalação da energia solar. O dado foi informado em outubro pela entidade em seu relatório Renewables 2018. No documento, a organização destaca a bioenergia moderna, nome dado ao conjunto de fontes de energia renováveis que inclui biocombustíveis líquidos produzidos a partir de plantas, biogás produzido por digestão anaeróbia e sistemas de aquecimento de pellets de madeira.

O documento frisa que, para o futuro, a capacidade global de energia renovável oferece um cenário muito mais esperançoso, prevendo um grande salto em energia limpa nos próximos cinco anos - isso se as políticas e as regulamentações necessárias forem feitas agora.

"A bioenergia moderna é o gigante negligenciado do campo da energia renovável", disse o diretor executivo da IAE, Dr. Fatih Birol, em um comunicado. "Sua participação no consumo total de energia renovável no mundo é de cerca de 50% atualmente; em outras palavras, o mesmo que as energias hídrica, eólica, solar e todas as outras fontes renováveis combinadas. Esperamos que a bioenergia moderna continue a liderar o campo e tenha grandes perspectivas de crescimento adicional."

De acordo com a Agência, a capacidade de geração de energias solares fotovoltaicas deve se expandir em quase 600 GW - mais do que todas as outras tecnologias de energia renovável combinadas, ou até duas vezes a capacidade total do Japão, alcançando 1 terawatt (TW) até o final do período de previsão. A China continua sendo a líder fotovoltaica absoluta, detendo quase 40% da capacidade fotovoltaica instalada globalmente em 2023. Os Estados Unidos mantêm a segunda colocação, seguidos pela Índia.

Com informações do site MSN Brasil.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/ .