clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

A Shell Brasil assinou recentemente, com a empresa britânica Innospection e o Senai Cimatec, um contrato de parceria para o desenvolvimento de um robô para a inspeção de tanques de carga em serviço de navios-plataforma (FPSOs). O custo do projeto é de cerca de US$ 9 milhões, dos quais US$ 4,5 milhões serão aportados pela Shell Brasil por meio da cláusula de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O robô, chamado MCCR (MEC Combi Crawler Robot), será lançado a partir do convés principal e se moverá na parte externa de cascos de FPSOs operados pela Shell assim como nos demais FPSOs operando no Brasil. Será equipado com dispositivos para limpeza das incrustações marinhas e para a detecção de defeitos e anomalias na estrutura do casco. Estima-se uma redução de custos entre 20% a 30% na inspeção dos tanques, quando o uso do robô é combinado com outras ferramentas robóticas de inspeção, como drones.

"Estamos ansiosos em juntar dois parceiros importantes, como a Innospection e o SENAI CIMATEC, que já trabalharam em projetos relevantes da Shell no Brasil e no exterior", declarou José Ferrari, Gerente de Tecnologia da Shell Brasil. O diretor gerente da Innospection, Andreas Boenisch, acrescentou que "de várias maneiras este projeto já iniciou com grandes conquistas, que vão desde a colaboração em P&D entre uma empresa operadora, um instituto e uma empresa comercial de tecnologia, até a integração de diversas tecnologias de inspeção e limpeza de superfície num sistema robótico submarino que é quase autônomo".

Para Daniel Motta, gerente de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec, o projeto é importante para consolidar, em âmbito internacional, a competência em robótica, que vem sendo desenvolvida desde 2013, com os primeiros projetos com a Shell. "É um projeto que fortalece o desenvolvimento tecnológico do Brasil, viabilizado pela combinação de recursos da ANP e da Embrapii, com a Innospection, um parceiro internacional de destaque", afirma.