clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Os Observatórios do Sistema Fiep estão organizando o Roadmap Biotecnologia 2031. Participam da iniciativa instituições de ensino e pesquisa, indústrias do setor, órgãos de governo e instituições do terceiro setor.

O segundo painel de especialistas foi realizado no dia 06/12, quando os participantes traçaram a visão de futuro aplicada aos segmentos da biotecnologia de interesse para o desenvolvimento do Estado. A partir da visão de futuro, os especialistas propuseram ações de curto, médio e longo prazo.

O panorama setorial demonstra que dentre os países do G7 e Brics, com informações disponíveis sobre setor de biotecnologia, o Brasil possui o quinto maior número de empresas, direcionadas principalmente à atividade de saúde humana. Grande parte das empresas com atividades biotecnológicas no Brasil estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste. Dentro desse contexto, o Paraná aparece como o quinto estado com maior número de empresas na área, sendo que grande parte se dedicam a área alimentar.

Os próximos passos do projeto compreendem a consulta web (pelo link: https://observatorios.fiepr.org.br/rotasparana2031/) até o dia 31 de dezembro de 2017, Todos os especialistas em biotecnologia são convidados a participar. Após esta data haverá consolidação da agenda de ações de futuro, validação de conteúdo com os especialistas, publicação, lançamento do Roadmap Biotecnologia 2031 e estabelecimento do processo de governança.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/especial/boletins-setoriais/7/.