clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)
O volume de máquinas e equipamentos comercializados no primeiro trimestre deste ano no Paraná aumentou 11,56% em relação ao mesmo período de 2016. Os dados são da edição de março do Boletim de Indicadores Conjunturais da Fiep.

O estudo aponta ainda que o aumento de pedidos ocorre no mesmo período em que as vendas de toda a indústria de transformação caíram 8,22% em relação ao mesmo período do ano anterior. “Isso demonstra o potencial desse segmento para atender a uma possível retomada dos investimentos industriais”, diz o economista Marcelo Percicotti, gerente de Economia, Desenvolvimento e Fomento da Fiep.

Segundo ele, nesse momento, a solução para uma ampliação dos pedidos e maior utilização da capacidade instalada passa por um processo de efetiva retomada do crescimento econômico, o que aumenta a confiança do empresariado em realizar investimentos produtivos.

Sobre soluções alternativas, o economista lembra de medidas como procurar e desenvolver fornecedores locais, investir em melhorias de processos e desenvolver novas parcerias para compra de matérias-primas. “São importantes em qualquer cenário econômico, recessivo ou em crescimento”, finaliza Percicotti.