clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

O setor metalmecânico está hoje passando por um cenário de incertezas diversas. Analisando historicamente, o setor perdeu posições no índice de competitividade internacional. Segundo o Ranking Mundial de Competitividade, realizado pelo International Institute for Management Development, no ranking geral de 2017, o País ocupou a 61ª posição, sendo que em 2010 ele estava em 38º, o que mostra a perda de competitividade. Consequentemente, isso se reflete em uma série de falhas da indústria como a falta de infraestrutura, inovação e produtividade.

No entanto, esse ponto não é irreversível se for estimulado um aumento de competitividade e produtividade mediante um trabalho interno avançado. Confira alguns dos principais problemas encontrados na indústria metal mecânica no Brasil e como evitá-los.

  1. Aplicação prática dos conhecimentos

A dificuldade de aplicação prática de conhecimentos que permitem um desenvolvimento mais avançado dessa indústria é um dos fatores que interfere no desempenho do setor. Um exemplo disso na prática é a obsolescência na utilização de softwares avançados e que permitem a integração de todos os processos. Além disso, muitos colaboradores ainda estão condicionados às práticas tradicionais. Ou seja, os métodos de ensino aos funcionários ainda se restringem, pois as próprias indústrias não contam com o apoio tecnológico que potencialize o aprendizado.

Assim, é uma das maneiras de aperfeiçoar esse quadro otimizando todo o trabalho, atendendo às necessidades da organização e também dos colaboradores que podem colocar os seus conhecimentos em prática. Uma vez que, se há um avanço no aprendizado, é necessário que os profissionais tenham ferramentas avançadas, a fim de aplicar o conhecimento obtido em programas de treinamento e desenvolvimento.

  1. Comunicação entre as diversas áreas da empresa

 Uma empresa tem diversas áreas que devem trabalhar em conjunto para uma maior produtividade e optimização de tempo. Dependendo do setor, é necessária uma maior ou menor integração entre as áreas da indústria. Por exemplo, quanto menor a padronização dos produtos, maior é a necessidade de desenvolver uma área de engenharia forte, que precisa se integrar intimamente com o processo de produção, transformando todas as necessidades do cliente, coletadas na área comercial em informações para o PCP, compras e chão de fábrica.

  1. Acompanhamento das informações do chão de fábrica

O chão de fábrica pode fornecer informações fundamentais para o desenvolvimento da empresa. Além disso, pode ser comparado com um organismo vivo que está sempre se modificando, interagindo e influenciando todas as áreas. A forma que os gestores interagem com esse setor pode moldar as atitudes dos funcionários e, por isso, é importante sempre lembrar que se está gerenciado pessoas e que elas são a chave do sucesso da organização. Para isso métodos para motivar continuamente as atividades realizadas no chão de fábrica devem ser criados.

Muitas empresas buscam controlar o chão de fábrica com instrumentos mecânicos, mas a gestão deve ser feita de forma participativa, buscando a premiação ao mérito, e não a punição pelo demérito. Uma boa prática é reunir sua base a cada seis meses e incentivar a participação com elogios, críticas e sugestões.

  1. Planejamento bem estruturado da indústria metalmecânica

A indústria metalmecânica exige um planejamento minucioso, pois é preciso estar sempre atento à redução de gastos e aumento da produtividade. Para não perder em competitividade é necessário ter planejamento. Ele é o responsável por garantir que tanto o orçamento quanto os prazos estipulados sejam seguidos. Além disso, por meio dele é possível obter uma série de outros benefícios, como:  otimização do processo produtivo, diminuição de custos e gastos desnecessários, prevenção de erros e falhas, acompanhamento constante durante a execução dos processos e aumento da capacidade produtiva da empresa.

Com informações do site Nomus.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/