clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Há uma oferta crescente de vagas nas indústrias, mas ainda é necessário capacitar os trabalhadores. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), a indústria do Sul deverá qualificar 350 mil trabalhadores nos próximos anos.

Segundo Alexandre Destéfano, gerente executivo Comercial do Sistema Fiep, "as oportunidades estão em indústrias automobilísticas, químicas, petroquímicas e de plásticos, fabricantes de maquinário, metalomecânica, entre tantas outras. Com processos cada vez mais automatizados, formações em automação e eletromecânica, por exemplo, são um grande diferencial".

O Senai no Paraná conta com cursos semipresenciais nestas duas áreas, com metodologia de ensino focada na preparação para o mercado de trabalho. "O curso técnico Automação Industrial, por exemplo, capacita o aluno para atuar na indústria metalmecânica. É uma indústria muito forte, com muitas oportunidades de trabalho. A formação na área insere neste cenário os especialistas em processos de automação, aumentando e otimizando a produtividade da indústria através da tecnologia", pontua Destéfano.

Funciona assim: 80% do curso é feito a distância, por meio da internet, e 20% em encontros presenciais que acontecem a cada 15 dias. O aluno pode montar sua própria rotina de estudos e conta com o apoio de professores/tutores para tirar dúvidas. As matrículas estão abertas. Acesse https://goo.gl/A59P5a e conheça os cursos técnicos semipresenciais do Senai.

Com informações do Senai-PR.                                                                                     

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/.