clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

O potencial do uso de inteligência artificial e machine learning está se popularizando nas empresas. Na indústria, essas novas tecnologias vêm sendo empregadas nas linhas de produção para, entre outros objetivos, aumentar a produtividade.

A startup paranaense Ubivis desenvolveu uma solução que coleta os dados operacionais das máquinas usadas na produção, armazena e verifica pontos em que a máquina precisa ser melhorada. “Cada vez que um operador ajusta uma máquina, a inteligência artificial capta”, diz o diretor-executivo da Ubivis, Paulo Henrique Souza.

Souza explica que o software da Ubivis que opera hoje por inteligência artificial faz uma cópia virtual da máquina (digital twin) e consegue determinar parâmetros ótimos de funcionamento das máquinas na linha de produção. Ele aponta ainda como vantagens do uso do sistema, além da maior produtividade, a possibilidade de implementar planos de melhorias e de manutenção preditiva, quando é possível fazer algum eventual reparo ou regulagem antes da parada da máquina, porque o sistema detecta anomalias no funcionamento.

Agora a equipe da Ubivis está trabalhando na evolução dessa tecnologia. Deve estar disponível para automação industrial, ainda neste ano, um robô que envia os comandos de ajustes direto para a máquina, substituindo a necessidade de um operador.

Segundo o diretor-executivo da Ubivis, a tecnologia não é cara. “Ela tem que se provar para dar o retorno esperado do investimento”, finaliza. A startup nasceu em 2014 e foi incubada no Senai, instituição do Sistema Fiep. Hoje emprega 14 colaboradores e já implantou o sistema em empresas dos segmentos de produção de linha branca, cosméticos, bebidas, alimentação, química e metalurgia.