clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação Thyssenkrupp)

Parece saído de filmes de ficção científica ou coisa de aficionados em videogame, mas a verdade é que os óculos de realidade virtual ganharam usos bastante práticos na indústria.

Na thyssenkrup, fabricante de elevadores, o uso dessa tecnologia – uma parceria com a Microsoft e seu HoloLens – agiliza e facilita o trabalho dos técnicos envolvidos nas manutenções de equipamentos em todo o mundo. Além de ter acesso às informações sobre os problemas dos elevadores antes de chegar ao local, equipados com os óculos, os técnicos conseguem visualizar e identificar problemas e acessar ajuda remota de especialistas alocados num centro de suporte técnico. Testes realizado pela empresa antes da implantação do projeto mostraram que a tecnologia permite serviços de manutenção até quatro vezes mais rápido do que quando o dispositivo não era utilizado.

Outro exemplo vem das linhas de montagem. Em 2015, o Google extinguiu o Glass, uma versão de seus óculos de realidade virtual porque eles não haviam conquistado os usuários. Anos mais tarde ele ressurgiu para ser usado pelas empresas. Na fábrica de máquinas agrícolas AGCO, em Canos (RS), o Glass é usado por inspetores de qualidade na linha de montagem dos chassis dos tratores. Os equipamentos leem o código de especificação e identificam o produto. Depois, um software guia a inspeção. Se alguma anormalidade é identificada, o inspetor pode fazer imagens em foto e vídeo e até chamar um engenheiro.

Com informações da revista PEGN.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/.