clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

O aproveitamento de resíduos plásticos que estão no mar está se firmando como tendência no ramo de vestuário sustentável. Depois do uso em tênis pela Adidas e em óculos pela Sea2see, da Espanha, chegou a vez da indústria de roupas de banho.

A empresa italiana Aquafil criou, há sete anos, a Econyl, uma fibra de nylon produzida a partir de plásticos e resíduos retirados do mar. Com ela, é possível, entre outras aplicações, fabricar roupas de banho. De acordo com a Aquafil, com 10 mil toneladas de fio é possível economizar 70 mil barris de petróleo e 57 mil toneladas de CO2.

Várias empresas, em diversos países, têm comprado e utilizado os fios de plásticos reciclado Econyl em suas produções. Uma delas é a Batoko, com sede na Inglaterra, parceira da instituição de proteção Marine Conservation Society. Com a matéria-prima, a Batoko produz maiôs para adultos e crianças e comercializa unicamente por plataforma online. Fabricantes de moda praia na Austrália, Finlândia, Dinamarca e México também já aderiram ao Econyl. Recentemente, na linha de produtos para consumo consciente, a gigante do fast fashion H&M também produziu uma coleção com peças fabricadas com a novidade, a H&M Conscious Exclusive.

Com informações da Econyl e do portal Terra.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/.