clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Os drones estão sendo usados para dar algumas soluções que humanos não podem ou não conseguem dar ao canteiro de obras. Recentemente, o canal de TV americano CNBC publicou um artigo sobre o uso desses equipamentos para fotografar canteiros de obras, permitindo alcançar ângulos e posições difíceis para fotógrafos humanos. Segundo relatório da DroneDeploy, o uso dessa solução na construção tem aumentado na taxa de 239% ao ano, 198% na mineração e 172% na agricultura.

Trabalhadores da construção civil dizem que os Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs) são muito úteis para se ter uma visão mais ampla do processo de construção e do progresso no canteiro. "O custo da ferramenta é baixo o suficiente para que a qualidade dos dados que recebemos seja apenas intrinsecamente valiosa quando a vemos", disse Ryan Moret, operário de construções em entrevista a CNBC.

A tecnologia assumiu o papel de aviões pesados ​​e caros que anteriormente cuidavam da fotografia aérea no local. Enquanto os dispositivos podem ser equipados para lidar com trabalhos mais avançados, como mapeamento e geração de imagens térmicas. "Quando surgem problemas, algo é encoberto, ou quando as condições mudam e temos que ver onde algo estava, a imagem vale mais que mil palavras - e mil dólares", acrescentou.

O Phantom 4 Pro, um modelo de consumo feito por Shenzhen, DJI com sede na China, está listado como o drone de mapeamento mais popular, de acordo com o DroneDeploy. Isso é seguido pelo dobrável Mavic Pro, em 27%. O Phantom 4, da Moret, é o terceiro mais popular, usado por pilotos de 16%, mostraram os dados do DroneDeploy. A maioria dos drones usados ​​nos canteiros de obras são simples drones off-the-shelf da DJI.

Com informações do CNBC.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/.