clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

A empresa norte-americana de robótica Sarcos, especializada em dispositivos militares e de segurança pública, divulgou um novo exoesqueleto de corpo inteiro para trabalhadores da construção civil que estará disponível comercialmente em 2020. A empresa anunciou o The Guardian XO, dispositivo robótico que permite que os trabalhadores carreguem até 90 kg por longos períodos de tempo. O projeto está em desenvolvimento há quase duas décadas e tem como objetivo ajudar a reduzir o estresse físico dos trabalhadores da construção civil.

Segundo matéria publicada no site BIM +, o desenvolvimento do Guardian XO exigiu um investimento de mais de US$ 175 milhões. A bateria do dispositivo pode durar oito horas com uma única carga e o peso do traje e cargas transportadas é transferido para o chão através da estrutura do exoesqueleto.  O processo contém um "conjunto de sensores integrados ao exoesqueleto, permitindo que o operador controle intuitivamente o robô de uma forma que aproveite seus instintos e reflexos e minimize a necessidade de treinamento humano", descreve a empresa. Capaz de amplificar a força humana na proporção de 20 para 1, um saco de cimento de 50 kg pesará muito pouco para quem estiver operando o dispositivo.

Com informações do site BIM + e archdaily.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/.