clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Para o setor de Construção Civil paranaense, a recuperação já começou. Uma sondagem realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) aponta que 93% das empresas pretendem manter ou contratar funcionários em 2019. É o melhor indicador desde 2014.

Marcos Kathalian, vice-presidente da entidade e responsável pelo banco de dados, afirmou para o jornal Gazeta do Povo que a expectativa é de geração de 5 mil novos postos de trabalho, o que corresponderia a um incremento de 11% em relação a 2017. Segundo ele, 51% das empresas de médio porte falam em abrir vagas. As incorporadoras, que trabalham com obras públicas, têm expectativas mais favoráveis para a contratação de pessoal.

"Em Curitiba, há uma queda nos estoques de imóveis e há expectativas de novas concessões e do lançamento de parcerias público-privadas por parte dos novos governos", afirmou Kathalian ao jornal. Atualmente, segundo a instituição, o estoque de imóveis na capital é estimado em 7 mil unidades.

O otimismo também se reflete nas perspectivas para o nível de atividade para este ano: 59% das empresas falam em aumentá-la, indicador positivo que não é visto pelo setor desde 2014. Com o nível de estoque considerado baixo, 61% das construtoras admite que tem intenção de fazer lançamentos de imóveis em 2019. A expectativa é de que esse movimento ganhe força a partir do segundo trimestre de 2019.

Novo ciclo

O Sinduscon-PR acredita que o setor está entrando em um novo ciclo, marcado por mais lançamentos e mais vendas, um ambiente melhor de negócios, retomada da oferta de imóveis, mais confiança por parte de empresários e consumidores, crescimento de investimentos e do nível de atividade.

Tanto empresários quanto consumidores do setor estão bem animados. A confiança é a melhor em, pelo menos, seis anos, segundo a Confederação Nacional das Indústria (CNI).

Com informações da Gazeta do Povo.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/.