clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

As novas tecnologias estão impactando a construção civil, com o surgimento de alternativas às tradicionais técnicas de edificação. Nos Estados Unidos, o empresário visionário Elon Musk anunciou recentemente que está criando um método para produzir casas a partir de blocos que se encaixam, parecidos com LEGO.

O material, que será vazado, e, portanto, leve, será vendido em kits para recriar versões de estruturas do Egito antigo, como as pirâmides e a Esfinge numa primeira experiência. Segundo Musk, o produto batizado de Boring Bricks resiste até aos abalos sísmicos típicos da Califórnia. "Duas pessoas poderiam construir muros externos de uma pequena casa em cerca de um dia", afirmou Musk pelo Twitter.

Também nos Estados Unidos, aa startup Icon Build está trabalhando num projeto para construção de casas utilizando técnicas de impressora 3D. Na demonstração, uma casa funcional de quase 75 metros quadrados (considerando a área externa) ficou pronta em menos de 24 horas. A impressora 3D chamada Vulcan levantou as paredes expelindo uma massa térmica de forma contínua e desperdício próximo de zero. Apenas o acabamento precisou ser realizado com mão de obra humana.

O projeto tem parceria da ONG New Story, e visa construir casas de baixo custo, seguras e funcionais - com banheiro e instalações elétricas, por exemplo - em locais carentes de políticas habitacionais. A casa para demonstração fica no Texas e custou cerca de US$ 10 mil, mas a startup espera que, com o devido planejamento, esse valor chegue a US$ 4 mil. Cozinha, quarto, banheiro e sala integram a habitação, mas em caso de necessidade o projeto pode ser adaptado para incluir mais cômodos e, eventualmente, espaço maiores.

O próximo passo é a avaliação para verificação da qualidade do material. Se der certo, 100 casas para famílias pobres serão construídas com esta tecnologia em El Salvador no ano que vem. O plano da Icon Build é expandir o projeto para outras localidades, inclusive nos Estados Unidos.

Com informações dos sites Tecnoblog, Tecmundo e CanalTech.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/.