clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Senai Nacional, em conjunto com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e do Sindicado da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), iniciaram um estudo técnico para identificar pontos de melhoria na norma NBR 15575 - Edificações Habitacionais - Desempenho, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Em entrevista para o site téchne, Maria Angelica Covelo Silva, consultora da CBIC para o projeto afirmou que o estudo busca "levantar as necessidades de revisão com uma consulta bastante ampla e organizada com especialistas, empresas, entidades e instituições", afirma.

Especialistas comentam que entre os pontos que devem ser melhorados estão: a revisão de definições, maior precisão técnica ou clareza nos enunciados, itens referentes ao desempenho acústico (como a precisão de caracterização das classes de ruído de entorno), ao desempenho térmico (como condições mais precisas para empreendimentos com grandes áreas envidraçadas nas fachadas) e à segurança contra incêndio (como a necessidade de harmonização com outras normas), entre outros.

Um levantamento realizado pela CBIC já está sendo disparado para as principais instituições que trabalham com a abordagem de desempenho. Além disso, quatro workshops foram realizados nas cidades de São Paulo e Brasília. O resultado será apresentado no 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que acontecerá em Florianópolis de 16 a 18 de maio.

Publicado em 2013, o texto que completou cinco anos em fevereiro foi idealizado e elaborado ao longo de mais de dez anos de debate, reflexão e consolidação de outras 232 normas técnicas preexistentes. A NBR 15575 se tornou não só um divisor de águas para o controle da qualidade do espaço construído, mas também provocou uma mudança cultural no mercado da construção civil.

Com informações do site téchne.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/