clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Unifor)
O arquiteto Bernardo Andrade, formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor), é o idealizador da Casa Protótipo de Autoconstrução Sustentável (PAS), em implantação no Nordeste brasileiro. O projeto é baseado na experiência do arquiteto americano Michael Reynolds, que constrói, há 40 anos, no estado de Novo México (EUA), casas que levam a autonomia e a sustentabilidade ao extremo
 
As unidades, chamadas de Earthships, buscam a autossuficiência fazendo uso de técnicas para captação de água da chuva e posterior reciclagem, usando-a até quatro vezes. As casas também produzem toda a energia, a partir de fontes renováveis como solar e eólica, e tratam o seu próprio esgoto. As técnicas de Reynolds entram em harmonia com a natureza para criar conforto, por meio de ventilação, iluminação e resfriamento naturais. Na construção, a empresa de Reynolds, onde Bernardo Andrade fez estágio, utiliza materiais naturais e que seriam descartados, como pneus, garrafas, latinhas e papelão.
 
A Casa PAS, que está sendo construída em Aquiraz (CE) será a primeira do Brasil seguindo totalmente os princípios de Earthship. “A proposta é ir além do que já foi feito por Michael Reynolds, agregando novas iniciativas e materiais dos nossos apoiadores, como resíduo da construção civil, cimento com rejeito das siderúrgicas, as escórias, lã de pet e madeira plástica”, destaca Andrade.
 
Saiba mais sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/.