clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Gelson Bampi)
A norma da ABNT NBR 15.575 entrou em vigor em julho de 2013, mas algumas construtoras ainda estão em busca de assessoria técnica para adequação, já que muitos empreendimentos tiveram sua aprovação nos órgãos competentes antes da data em que a norma começou a valer. A observação é do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Construção Civil, localizado em Ponta Grossa, que oferece consultoria para adequação às exigências da norma.

Outra novidade foi a publicação recente, pelo Ministério das Cidades, de uma nova diretriz SINAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica), na qual estão descritas as regras para os sistemas inovadores e também para os sistemas convencionais. “Esta diretriz está alinhada com a NBR 15.575, mas será exigida apenas para obras financiadas”, informa a analista técnica do IST Eliane Jorge dos Santos.

A ABNT NBR 15.575 é aplicada somente a empreendimentos habitacionais e prevê parâmetros de desempenho que incluem critérios acústicos e térmicos, vida útil do imóvel e outros. “As nossas primeiras demandas foram por desempenho acústico. Agora estamos recebendo algumas demandas por desempenho estrutural”, diz Santos.

Para saber mais sobre o IST de Construção Civil, acesse http://www.senaipr.org.br/para-empresas/instituto-tecnologia-em-construcao-civil/