clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Já está em vigor um acordo para pesquisa científica entre a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O objetivo é estreitar a relação entre a academia e o setor produtivo, desenvolvendo informação e conhecimento que possam resolver problemas enfrentados pelo mercado.

Para o presidente da Apre, Edson Balloni, a parceria com a PUC ajudará a entender uma série de problemas enfrentados no setor. O decano da Escola de Saúde e Biociências da universidade e membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), Sergio Surugi de Siqueira, lembrou que para a PUC será uma oportunidade para consolidar a parceria com o setor privado e gerar conhecimento. “Vamos compreender o problema e oferecer uma solução”, afirmou.

Um dos estudos desenvolvidos será a análise dos impactos causados pela população de macaco-prego em áreas de floresta plantada no Estado. O objetivo é buscar possíveis soluções de manejo da espécie. De acordo com o professor do curso de Ciências Biológicas da PUCPR Eduardo Carrano, com mais de 14 anos de experiência no manejo de animais silvestres, a pesquisa irá mapear os cenários existentes e propor ações que diminuam os danos aos plantios.

A PUCPR já é parceira da Apre em outros dois projetos de iniciação científica. O primeiro tem por objetivo elaborar uma cartilha explicativa sobre estradas rurais. O segundo visa reunir dados econômicos para identificar o desempenho do setor florestal. Ambos os projetos foram aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para a execução, dois alunos foram selecionados, mas os estudos também estão abertos para universitários voluntários.

Com informações da assessoria da Apre Florestas.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/.