clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Um estudo realizado pela MPR3, consultoria especializada na área florestal, com dados de florestas plantadas no Sul do Brasil, na Argentina e no Uruguai, mostra que a demanda por madeira deve superar a oferta.

Segundo o levantamento, até 2036, a oferta vai cair 1% e a demanda, aumentar 1,7% em média por ano. Analisando de forma segmentada, a oferta de madeira fina ou de processo, deve crescer a uma taxa anual de 0,9%, enquanto a demanda vai aumentar 2,4% ao ano. Em madeira intermediária, a oferta e demanda vão crescer 0,9% e 1,6%, respectivamente ano a ano. Quanto às toras grossas, o estudo aponta queda na oferta de 1,2% e crescimento na demanda 1,3% por ano.

“Trabalhamos com projeções conservadoras da demanda industrial, mas com cenários de oferta real, e o levantamento mostra que a indústria vai sofrer se isso se confirmar. Com este trabalho queremos mostrar que é necessário tomar alguma medida, como, por exemplo, investir esforços para a criação de alguma política pública para o setor”, diz Mário Sant’ Anna Júnior, realizador do estudo, com 38 anos de experiência na área florestal.

De acordo com ele, esse quadro ainda não alarmou a indústria de transformação porque a crise econômica alterou o foco, voltando a atenção dos empresários para medidas para superar os efeitos, em curto prazo, do encolhimento do mercado. “Apesar do cenário preocupante, ele traz um grande desafio industrial para superar a tendência da escassez de matéria-prima no futuro via melhoria em processos, tecnologia e escala”, finaliza Sant’Anna.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/.