clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

Segundo o estudo realizado pelo Grupo AutoVistoria, mais de 40% das empresas do setor de logística ainda usam planilhas como principal ferramenta na hora de contratar autônomos. Pelo menos 23% das transportadoras não usam nenhuma aplicação Transportation Management System (TMS) - Sistema de Gerenciamento de Transportes -, para gerenciar as demandas de fretes. O estudo constatou também que 25% dos donos, sócios e CEOs das empresas pesquisadas não sabem quais ferramentas estão sendo usadas dentro das próprias empresas.

A adaptação à gestão inteligente, por meio de um TMS ou Sistema de Gerenciamento de Transporte, está entre as principais preocupações de cerca de 400 pessoas participantes da pesquisa - sócios, donos, CEOs, diretores ou gerentes das empresas. Confira quatro passos que podem impulsionar a logística por meio de uma gestão inteligente.

Controle de Pátio

Um eficiente controle de fluxo de caminhões gera ganhos representativos nas operações logísticas, além de aumentar a eficiência e rapidez, permitindo que haja planejamento para ajustar e identificar gaps de melhoria na operação.

Já existe no mercado um sistema de solução de controle de pátio que permite que os operadores alertem imediatamente os motoristas que estão em espera em seus caminhões no pátio. De maneira ativa, os sistemas disponíveis criam alertas indicando para qual doca o caminhão deverá ir. Além disso, o painel de alertas permite visualizar em tempo real onde se encontra cada veículo no pátio.

Monitoramento da Gestão de Entrega

Um bom sistema de monitoramento de frota permite que se tenham diversos tipos de informação, entre elas: atrasos, avarias, lacre violado e temperatura do baú fora do padrão. Ter o controle de informações como essas possibilita reduzir os custos e perdas, além de proporcionar aumento da produtividade da empresa.

Manutenção de Frotas

Em uma operação de logística, ter veículos parados é sinônimo de despesa. Para evitar isso é fundamental lançar mão de indicadores e alertas que assegurem que o veículo seja submetido às manutenções periódicas na hora certa, como por exemplo, o rodízio de pneus, a troca de óleo e o controle de consumo.

Com informações do site Produza.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/.