clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Segundo o estudo Logistics Trend Radar, que analisa o impacto de 28 megatendências globais na cadeia logística, a era digital traz uma série de tecnologias que podem representar ganho de eficiência na cadeia logística, redução do impacto ambiental, o desenvolvimento de novos modelos de negócio e a melhoria da experiência do consumidor. A evolução, no entanto, dependerá da capacidade de inovar das empresas do setor.

Organizado pela DHL, o levantamento foi feito com dez mil profissionais do setor em todo o mundo e destaca que, cada vez mais, o segmento vai incorporar recursos como inteligência artificial e blockchain - um banco de dados que permite armazenar informações em tempo real e ordem cronológica, à prova de fraude ou de ataque hacker. Ao cruzar tendências da sociedade com o avanço tecnológico, a pesquisa concluiu que novos serviços de logística devem ser integrados às casas inteligentes. O transporte urbano de mercadorias tende a passar por profunda transformação, principalmente em sua última etapa, chamada de última milha.

A expectativa é de melhoria radical na experiência do cliente, com mais rapidez e conveniência nas entregas. O crescimento do e-commerce puxará também o aumento da demanda por logísticaB2B, entre empresas. Outra evolução detectada pelo levantamento é o das oportunidades na chamada Fresh Chain, o transporte de bens sensíveis ao tempo e à temperatura, como alimentos e remédios. Nesse segmento há enorme oportunidade de inovar no armazenamento, embalagens e entrega das mercadorias, aponta a DHL.

Acesse ao estudo completo no link: https://abinteligencia.com.br/tendencias-para-a-cadeia-logistica-dhl/

Com informações do Automotive Business.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/.