clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação AEN Jorge Woll)

O governo do Paraná vai encabeçar um projeto para a construção de uma ferrovia ligando Paranaguá a Dourados, no Mato Grosso do Sul. O trecho tem cerca de mil quilômetros de extensão e um custo de construção estimado de R$ 10 bilhões.

O projeto da nova linha já foi apresentado a investidores, e, segundo o governo, o seu objetivo é facilitar o escoamento da produção agrícola do Oeste paranaense e do Centro-Oeste brasileiro pelo Porto de Paranaguá. De acordo a secretaria estadual de Infraestrutura e Logística hoje apenas 20% da mercadoria que chega ao Porto de Paranaguá é transportada por via férrea.

Com a publicação do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), etapa que aconteceu no último dia 28/11, o Estado quer estimular a participação de empresas privadas no processo. Na primeira fase, elas deverão realizar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ferrovia. A partir da conclusão destes trabalhos, o governo vai abrir uma licitação para a construção e concessão da linha.

A obra da nova ferrovia está dividida em dois trechos. O primeiro tem 400 km e liga Guarapuava ao Litoral do Paraná. O segundo vai de Guarapuava até Dourados (MS), passando por Guaíra, com a construção de mais 350 km de trilhos. A previsão é também revitalizar o traçado de 250 km já existente entre Guarapuava e Cascavel, e que é operado pela Ferroeste (foto). O trecho também será subconcessionado. Além disso, a nova ferrovia não poderá utilizar a malha operada pela Rumo, nem mesmo a sua faixa de domínio, o que deve proporcionar melhoria nos serviços logísticos.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/.