clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Logística é uma das áreas das empresas que sofre pressão para ser sustentável, como menores impactos. Porém essa causa não é das mais baratas. Pequenas empresas e startups, precisam estar cientes dos custos geralmente associados a essas iniciativas.

Um dos custos diz respeito à aquisição de veículos novos. Muitas vezes eles consomem menos combustível e poluem menos, mas mudar uma frota inteira não sai barato. Acredita-se que, no futuro, os carros elétricos serão uma alternativa, já que não emitem poluentes, têm custos muito menores em manutenção e combustível e são silenciosos. Esse é também um ponto que serve para exemplificar a perda de produtividade. Se você decide atualizar a frota, vai gastar algum tempo na venda dos antigos. Nos negócios, tempo é dinheiro.

Quanto à armazenagem, se o seu negócio requer uma quantidade significativa de espaço de armazenagem - digamos, um pequeno entreposto - você pode começar a sentir o impacto dos custos de energia sustentável. O custo inicial da instalação de painéis e baterias de energia solar pode ser significativo, mas provavelmente se pagará com o tempo.

Por último, o desenvolvimento de fornecedores que aderem também a modelos sustentáveis pode ter impacto direto nos custos. Esses fornecedores podem precisar aumentar os preços de seus produtos e serviços buscando cobrir seus custos crescentes. Com o tempo, é provável que tudo fique nivelado, especialmente considerando que a energia limpa está se tornando mais barata do que outras opções em muitas áreas.

 Com informações do Fórum Social Mundial.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/.