clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

A Chamada de Projeto Prioritário nº 002/2015, nomeado como Incentivo à Substituição de Motores Elétricos: Promovendo a Eficiência Energética no Segmento de Força Motriz, foi prorrogada até dia 06 de outubro de 2018, iniciativa de responsabilidade da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). De acordo com a decisão, a crise econômica no País representou um entrave para apresentação dos projetos, mas com a melhora do momento econômico, a tendência é que haja mais interesse por parte das empresas, principalmente do setor industrial. Além disso, havia pleito de duas instituições para que o prazo fosse estendido.

A Chamada foi lançada em outubro de 2015, e em julho de 2016 a área técnica da Aneel emitiu os pareceres de avaliação inicial das propostas submetidas pelas empresas. Ao todo, sete projetos foram aprovados, um foi reprovado e a empresa DME Distribuição desistiu de executar um projeto. O investimento previsto é de R$ 80 milhões.

A Agência espera que o projeto prioritário gere uma série de benefícios, como, por exemplo, a manutenção ou o aumento da atividade produtiva com menos consumo de energia elétrica, atualização do parque de motores elétricos utilizados no setor industrial brasileiro e a menor utilização de motores antigos e pouco eficientes.

Com informações da assessoria de imprensa da Aneel.