clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Ivan Bueno)
Investimentos de R$ 624 milhões feitos desde 2011 pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) estão atraindo mais importadores e exportadores e permitindo receber embarcações cada vez maiores e mais potentes. “Terminamos o primeiro semestre de 2017 com duas importantes marcas para o Porto de Paranaguá - o aumento no número de navios atracados no período, se comparado com o mesmo período do ano passado, e a passagem da maior embarcação de transporte de contêineres de toda a sua história”, diz o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino. 

Nos seis primeiros meses deste ano, 1.154 navios atracaram no local, enquanto em 2016 esse número foi de 1.125 no mesmo período. Entre os veículos de carga que passaram pelo Porto, está o navio Hyunday Loyalty, de Cingapura, que tem quase 340 metros de comprimento, com capacidade para transportar até 8,6 mil contêineres de cargas variadas. Este é o maior já atracado na costa brasileira e chegou ao Porto em 17 de abril 2017, seguindo depois para o Uruguai.

O Porto de Paranaguá é preparado para receber navios que movimentam diferentes tipos de cargas. Existem 20 berços de atracação e um dolphing – estrutura de concreto para atracação de navios RO-RO, usados para o transporte de veículos – em todo o cais público, que mede 4.232 metros. No Porto há berços específicos para descarga de fertilizantes, de carros, de líquidos, de cargas gerais, contêineres e para o carregamento de soja, farelo, milho, açúcar, celulose e, ainda, para carregamento de contêineres, cargas gerais e líquidos.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.

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