clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Um dos principais protagonistas da Copa do Mundo da Rússia, que acontece de 14 de junho a 15 de julho, terá um toque brasileiro. A bola, batizada como Telstar 18, será feita com uma borracha derivada da cana-de-açúcar.

A borracha – que leva o nome de Kelcan Eco e é fabricada pela empresa Arlanxeo, na unidade de Triunfo, no Rio Grande do Sul – é considerada ecologicamente correta. O material fornecido pela companhia ficará na camada de espuma logo abaixo da superfície da bola, sendo essencial para o quique, promovendo maior elasticidade e resiliência.

Em entrevista para o jornal Gazeta do Povo, Stefan Bichler, gerente de projetos de Operações de Futebol na Adidas, material esportivo que “assina” as bolas Tesltar 18, afirmou que “a sustentabilidade ecológica foi um critério essencial na seleção de produtos para a bola de futebol da Copa do Mundo. Queríamos criar a nova bola utilizando materiais de alta tecnologia que têm características de performance impressionantes, além de serem sustentáveis”.

Segundo a empresa fabricante do material, a bola já foi testada em jogos de grandes clubes, como o Real Madrid. Além disso, a borracha de cana também já foi utilizada em outras aplicações fora do esporte, como na indústria automobilística.

Com informações da Gazeta do Povo.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/.