clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

Um grupo composto pelas maiores empresas responsáveis pela fabricação e uso dos plásticos anunciou uma aliança para combater a poluição, principalmente nos oceanos. Ao todo as 30 empresas já arrecadaram US$ 1 bilhão para investimentos em ações de combate à poluição. A expectativa é que a associação ganhe novos membros e que o valor chegue a US$ 1,5 bilhão.

Entre as companhias estão gigantes do setor de química e petroquímica como Braskem, BASF, Dow, LyondellBasell, Shell Chemical, DSM, e grandes grupos de bens de consumo, como a Procter & Gamble.

Em 2018 o plástico ganhou atenção por parte de ambientalistas, que estão preocupados com a poluição gerada por esse material e suas consequências, principalmente nos oceanos. Canudinhos e outros descartáveis, por exemplo, têm sido alvo de projetos para banir seu uso e empresas passaram a ser mais cobradas pelo impacto ambiental gerado.

A AEPW (em português, Aliança para o Fim dos Resíduos Plásticos), como foi chamado o grupo, surge nesse contexto. A entidade ainda não tem metas específicas para as ações, mas irá escolher o destino dos produtos assim que tiverem a formação de um conselho que aprovará os projetos.

Há ainda a previsão de formar parcerias com prefeituras e governos para construir sistemas de gestão de resíduos. O foco inicial deverá ser a Ásia, devido à alta concentração de plásticos no oceano na região, mas ainda não há negociações em andamento.

Também serão aplicados recursos em instituições como Circulate Capital, que desenvolve tecnologias e modelos de negócios para prevenir e gerir os plásticos no oceano, e Renew Oceans, que tem como objetivo capturar os resíduos plásticos antes que eles cheguem ao oceano nos dez rios que transportam a maior parte deles.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/.