clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

A expressão pneu verde, que era utilizada para modelos com baixa resistência ao rolamento, ganhou uma nova conotação. A Goodyear criou um pneu capaz de produzir oxigênio enquanto roda. Isso só é possível porque ele contém musgo em sua lateral, que libera oxigênio pelo processo de fotossíntese. O protótipo foi apresentado no Salão do Automóvel de Genebra em março na Suíça.

Chamado de Oxigene, o pneu é formado por uma estrutura aberta e interligada à banda de rodagem, que permite a absorção de água do pavimento e mantém o musgo vivo, dando continuidade aos ciclos de fotossíntese e liberação de oxigênio. O processo de fabricação utiliza impressoras 3D e matéria-prima produzida a partir de borracha reciclada.

O modelo foi criado a partir de demandas específicas para veículos elétricos. Testes da empresa revelaram que os pneus tradicionais podem sofrer desgaste até 30% mais rápido em carros elétricos por causa do torque instantâneo desse tipo de motorização e do grande peso das baterias. De acordo com a Goodyear, a construção do novo pneu é muito leve e resistente, e sua banda de rodagem tem resistência ultrabaixa ao rolamento.

Na mesma feira, a fabricante de pneus apresentou também o chamado "pneu inteligente". Equipado com um sensor capaz de compartilhar informações com uma nuvem, é a solução para aplicação em frotas como a de locadoras, já que pode informar em tempo real, por meio de um aplicativo, a temperatura e calibragem de cada um dos quatro pneus do carro e gerar alertas sobre pressão baixa ou incorreta.

Com informações do site Automotive Business.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/.