clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

A Comissão Europeia, poder executivo da União Europeia (UE), apresentou projeto para reduzir o desperdício de embalagens a partir da reciclagem e do reuso. Proposta prevê que, até 2030, todas as embalagens plásticas do bloco sejam recicláveis – e os Microplásticos, que são encontrados em produtos como cosméticos e roupas, sejam severamente restringidos. Além disso, o plano também impulsionaria o financiamento e o investimento na produção de plásticos recicláveis mais amigáveis ao meio ambiente e na melhoria dos processos de reciclagem.

Anualmente menos de 30% dos 25 milhões de toneladas de plástico produzidos são reciclados no continente. Outro problema levantado foi o microplástico, que contamina o ar, a água e as cadeias alimentares. Suas consequências para a saúde humana e dos animais ainda são desconhecidas.
Em entrevista para a agência Deutsche Welle o primeiro vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, afirmou que "se não mudarmos a forma com que produzimos e usamos plástico, em 2050 haverá mais plástico do que peixes no oceano. A única solução a longo prazo é reduzir o desperdício de plástico a partir da reciclagem e do reuso".

Com essas ações a Comissão Europeia dá o primeiro passo para estabeleceras bases para uma "nova economia do plástico" que, além de ser mais sustentável, geraria inovação, crescimento de empregos e ainda faria da Europa líder mundial de uma política de transição de plásticos.

O gigante de fast food Mcdonald's pretende melhorar suas embalagens e reduzir o desperdício. Até 2025, 100% das embalagens da empresa virão de material renovável, reciclado ou atestação (de preferência pelo Forest Stewardship Council). Duas redes de supermercados britânicos também se comprometeram a abolir plásticos de uso único em produtos de marca própria – e estão desafiando os outros a fazer o mesmo.

Com informações da Deutsche Welle e do Fórum Social Mundial.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/.