clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)
A General Motors (GM) comprometeu-se a incentivar os fabricantes de pneus a usar mais borracha natural para ajudar a deter o desmatamento na Ásia e na América Latina, informou a agência de notícias France-Presse (AFP). A medida é uma forma de manter as áreas plantadas com seringueiras, evitando que essas árvores sejam derrubadas para substituição por outras espécies ou atividades.

A maior fabricante americana de carros quer impor o princípio de ‘desmatamento zero’ para preservar grandes regiões como Brasil, Indonésia e a Tailândia, informou Steve Kiefer, encarregado de compras da GM. "Nossos fornecedores são o complemento da nossa empresa", disse ele numa coletiva de imprensa com presença de representantes da Bridgestone, Continental, Goodyear e Michelin, fornecedores de 80% dos pneus usados pela GM.

Para a GM, o aumento do uso da borracha natural na produção de pneus vai ajudar na restauração de florestas necessárias para responder aos desafios das mudanças climáticas. E ainda: melhorar os rendimentos dos pequenos produtores de borracha e reduzir os riscos ligados à rede de fornecedores, segundo a GM.

A borracha natural representa atualmente entre 15% a 30% dos materiais usados em pneus de carros e caminhões, segundo Mark Purtilar, encarregado da Goodyear. Em 2015, o grupo ambientalista WFF assinou um acordo com a Michelin para desenvolver uma filial internacional de borracha natural. 

Com informações de Angop e Revista Auto Esporte.