clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

O modo de vida sul-coreano está ganhando jovens de países da Europa, dos Estados Unidos e também do Brasil. Hoje, esse público não acompanha apenas as novidades da música (K-pop) ou os seriados sul-coreanos. Eles querem se vestir e se maquiar como os ídolos e copiar suas rotinas de beleza (K-beauty).

Os produtos para cuidar da pele e a maquiagem, geralmente focada em uma aparência mais natural, estão fazendo sucesso entre consumidores do mundo inteiro e já entraram no radar das gigantes de cosméticos. Para não perder mercado as tendências de beleza coreanas estão sendo incorporadas por marcas conhecidas. Segundo a empresa de pesquisas em varejo Mintel, em 2017 o setor de beleza da Coreia do Sul movimentou cerca de US$ 13 bilhões.

Para Katie Thomas, editora de beleza do site de Marie Claire no Reino Unido, esse sucesso se deve em parte à inovação e ao fato de que a indústria de beleza do país está geralmente 10 ou 12 anos à frente do resto do mundo. Para Thomas, o K-beauty é mais que uma modinha. "Não é uma novidade, nós na verdade estamos correndo atrás deles, graças ao Instagram e aos blogs de beleza", afirma Katie.

A Coréia do Sul realiza um volume muito maior de pesquisas em novos produtos do que a média, isso acontece porque existe um número expressivo de empresas no mercado competindo para estarem entre as preferências dos consumidores. "A indústria de beleza coreana não tem medo de arriscar e testar novos ingredientes, alguns únicos, que nunca seriam cogitados por empresas europeias ou americanas", diz Karen Hong, fundadora do K Beauty Bar, uma loja virtual que reúne produtos de diversas marcas.

Mercado

As marcas ocidentais também estão aproveitando a febre do K-beauty. "Nós temos visto algumas empresas incorporarem algumas das etapas de cuidado com a pele à sua plataforma de produtos. A Yves Saint Laurent, por exemplo, lançou uma base e um blush. Uma marca conhecida acaba sendo um caminho mais fácil para alguns consumidores para experimentarem o K-beauty ", diz Katie Thomas, da Marie Claire. A brasileira O Boticário, por sua vez, tem bases cushion disponíveis em linhas de três marcas diferentes - Eudora, Quem Disse, Berenice? e O Boticário.

Com informações da Época Negócios.

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