clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

Até 2020 cerca de 70% da população mundial deve estar conectada através de dispositivos móveis. Atualmente 8 bilhões de dispositivos estão conectados e a transformação digital tem alcance mundial com a estimativa de chegar aos 250 bilhões nos próximos anos. A face mais visível dessa transformação é o processo no qual as empresas fazem o uso da tecnologia para melhorar o desempenho, criar novas soluções e ampliar o alcance nos mercados.

Um exemplo de expansão no mercado é o novo conceito de loja da marca O Boticário, que traz várias ferramentas tecnológicas usadas pela primeira vez em um varejo de beleza para propor ao consumidor experiências e criar uma maior aderência com a marca. Entre as soluções tecnológicas encontradas no Boticário Lab, no Shopping Pátio Batel, em Curitiba, estão: realidade aumentada, espelho interativo de make, sistema omni channel, pick up store e pagamento com celular.

Em entrevista ao Jornal Gazeta do Povo, a diretora de comunicação de O Boticário, Cristiane Irigon, afirmou que a marca está sempre atenta às oportunidades de mercado e busca criar novas experiências de varejo aos consumidores de todo o País. "Expandir esse projeto para outras praças é uma possibilidade futura. Por enquanto, vamos observar como o consumidor interage com esta primeira loja", confirma. A diretora explica que, para a rede, o Boticário Lab é um novo conceito de loja, já que proporciona experiências imersivas, produtos e serviços exclusivos e tecnologias que facilitam o acesso aos produtos de forma customizada.

Revolução no produto

A marca L'Oréal está usando as ferramentas digitais para mudar o modo como o consumidor escolhe seus produtos. A divisão de pesquisa e inovação da gigante da beleza aproveitou as capacidades de seu braço de inovação digital para criar um diagnóstico de pele digital que requer nada mais do que uma simples selfie e uma nova ferramenta para recomendar e testar virtualmente novas cores de cabelo. A marca acredita que a Realidade Aumentada e a Inteligência Artificial irão reinventar a experiência de beleza e a forma como as pessoas estão descobrindo e usando produtos cosméticos.

Projetado para usuários asiáticos, caucasianos e afro-americanos, a nova ferramenta de diagnóstico é capaz de prever e abordar sinais de envelhecimento visual. A ferramenta funciona por meio de três etapas que envolvem os usuários: eles devem fornecer uma selfie para que a tecnologia detecte sinais de envelhecimento, como rugas sob os olhos, falta de firmeza, linhas finas, falta de brilho, manchas escuras, rugas profundas e poros. Esses sinais são analisados, e em seguida os usuários recebem uma rotina de cuidados específicos sugerida.

"Com a aquisição da ModiFace iniciamos uma segunda fase da transformação digital da L'Oréal, focada em reinventar a experiência de beleza através de tecnologias como voz, AR e IA", disse a diretora digital da L'Oréal, Lubomira Rochet. "Acreditamos que os serviços serão os novos portais para descobrir nossas marcas e produtos", completou.

No entanto, a L'Oréal está longe de ser a única empresa de beleza que manipula as tecnologias de AR e AI para melhorar a experiência do consumidor. Em janeiro, a Wella Professionals, marca da Coty, lançou um novo Smart Mirror para a Consumer Electronics Show (CES) 2019, que permite aos usuários testar virtualmente diferentes cores de cabelo com resultados ao vivo. A Clairol também entrou em ação, lançando uma ferramenta do Assistente do Google para o Google Home no ano passado, projetada para orientar os consumidores por meio do processo de colorir os cabelos em casa.

Com informações da Agência Sebrae, Gazeta do Povo, Premium Beatynews e AFP.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/.