clique para ampliarclique para ampliar (Foto:Divulgação)

Carros elétricos que transitam na BR-227, entre Paranaguá e Foz do Iguaçu, poderão ser abastecidos em eletropostos mantidos pela Copel de forma gratuita. A companhia inaugurou, no final de abril, a primeira eletrovia do País com o primeiro eletroposto localizado em Curitiba. Outras oito serão instaladas na BR-277, entre Paranaguá e Foz do Iguaçu, nas cidades de Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Irati. O projeto tem parceria da Itaipu Binacional.

Cada eletroposto terá 50 kVA (kilovoltampere) de potência - o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo - e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos disponíveis no Brasil.

Os carros levarão entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos veículos elétricos hoje disponíveis no País. Esses modelos rodam de 150 a 300 quilômetros a cada carga. A Copel está investindo R$ 5,5 milhões no projeto, e segundo o do presidente da Copel, Antonio Guetter, "por ser um projeto de pesquisa e desenvolvimento, os consumidores não terão custo para abastecer na eletrovia da Copel".

 O presidente da Copel destacou o pioneirismo da Companhia. "Temos três grandes tendências que nos levam a imaginar esse futuro: a grande velocidade de inovação tecnológica, a mudança de comportamento do consumidor, cada vez mais preocupado em tomar conta dos seus insumos e fazer parte das decisões, e o esforço internacional de redução de emissões de carbono", afirmou Guetter.

Com informações da assessoria de imprensa da Copel.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/