clique para ampliarclique para ampliar (Foto: New Holland)
Na Granja Haacke, em Santa Helena (a 100 km de Foz do Iguaçu), os dejetos da produção pecuária alimentam um biodigestor que gera biometano para veículos da Itaipu Nacional. Desde dezembro de 2016, no entanto, o combustível serve também para movimentar um trator de mais de 100 cv (modelo T6.140) da New Holland que ainda opera em fase de testes.
 
Uma parte do gás gerado é transformada em energia elétrica e outra passa por um processo de filtragem para abastecer os veículos. “A nossa região não tem gás fóssil, mas tem o gás verde (produzido em biodigestores). Somente a produção do biometano da Granja Haacke poderia abastecer mais de 200 táxis de Foz do Iguaçu”, afirmou o diretor-presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Rodrigo Regis, citando que o Paraná usa menos de 5% da capacidade de produção de biogás.
 
Até o final do primeiro semestre deste ano, a Itaipu e o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), parceiro na produção do biometano, devem colocar em operação uma planta de produção de biometano dentro da usina para reforçar o abastecimento de veículos da frota.
 
Com informações da Cibiogás, Itaipu e New Holland.