clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Todos os carros com mais de três anos de uso ou veículos comerciais com mais de dois anos terão de passar obrigatoriamente por inspeções. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou a regulamentação definindo as regras da Inspeção Técnica Veicular (ITV), que será obrigatória em todo o País até 31 de dezembro de 2019.

Pela regulamentação, os Detrans devem apresentar até o dia 1º de julho de 2018 um cronograma com as datas por tipo de veículo e final da placa. As vistorias serão feitas pelo próprio Detran ou por empresas credenciadas, com equipamentos aprovados pelo Inmetro.

A medida visa verificar as condições de segurança, para evitar acidentes pela falta de manutenção e de emissões de poluentes. Estão incluídos motos, ciclomotores, carros, caminhões e ônibus. A inspeção será obrigatória a cada 2 anos.

Nas inspeções, serão verificados defeitos – classificados em leves, graves ou muito graves --, itens de segurança obrigatórios, emissão de gases ou barulhos acima do permitido. O Contran não esclarece quais defeitos são leves, graves ou muito graves. A não submissão de veículos à inspeção será considerada infração grave (multa de R$ 195,23 e retenção do veículo). Sem a inspeção também não será possível fazer o licenciamento.

Com informações do jornal Gazeta do Povo e revista Auto Esporte.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/.