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Seja por causa de modelos elétricos, híbridos ou autônomos, a mudança acontecerá. Montadoras e fabricantes de autopeças terão uma dependência cada vez maior dos fornecedores de novas tecnologias. Foi o que constataram especialistas da área durante o Encontro da Indústria de Autopeças, evento realizado pelo Sindicato Nacional das Indústrias de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), em Curitiba, em abril.

O conselheiro do Sindipeças e presidente da ZF na América do Sul, Carlos Delich, afirmou que "ninguém conseguirá fazer mais nada sozinho. O que temos hoje é a diversificação da indústria em muitos aspectos, como conectividade e mobilidade", disse ele durante o painel "Visão de Futuro" no Encontro.

Durante o debate também foi constatado que certamente toda a indústria automobilística atravessará um período de mudanças. Rafael Chang, presidente da Toyota no Brasil, garantiu que a empresa passará a focar na mobilidade. Recentemente a montadora deu um grande passo em direção a esse novo cenário com o anúncio da produção do Corolla híbrido flex a partir do segundo semestre deste ano.

Segundo Chang, já existem mais de dez fabricantes de autopeças dispostos a fornecer itens para a plataforma TNGA, sobre a qual os novos Corolla serão montados em Indaiatuba (SP). "O híbrido flex é a base do futuro no Brasil pelo aproveitamento do etanol", afirmou o executivo. A plataforma já foi utilizada no híbrido Toyota Prius e serve de base também para modelos 100% elétricos ou 100% a combustão.

Delich também ressaltou que é importante beneficiar-se dos recursos locais, como o etanol no Brasil e o gás natural na Argentina, "mas sem perder o foco nas tecnologias que evoluem no restante do mundo". Mesmo com as dificuldades enfrentadas no cenário político, o executivo afirmou que a Toyota se recusa a simplesmente importar componentes em vez de desenvolvê-los na América do Sul. "Não podemos esperar as decisões do governo para saber o que ocorrerá e não queremos atuar como uma empresa de logística na América do Sul", disse Delich.

Com informações do Site Automotive Business.

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